Quando se trata de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), é necessário passar pelo procedimento conhecido como prova de vida. Com o objetivo de verificar a continuidade do indivíduo e evitar pagamentos indevidos e fraudes, essa verificação passou recentemente por mudanças, que continuam válidas até o momento e provavelmente no futuro.
Tradicionalmente, a prova de vida exigia que o segurado comparecesse pessoalmente ao banco onde recebia seu salário mensal. O não cumprimento dessa obrigação acarretava o risco de suspensão do benefício. No entanto, com base em novas alterações aprovadas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o processo para a prova de vida do INSS foi simplificado.
Descubra como realizar a prova de vida no mês de julho de 2023!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que mudou na prova de vida do INSS em 2023?

Desde janeiro do mesmo ano, houve avanços significativos nesse processo. Agora, a comprovação é feita de maneira automática pelo INSS, utilizando dados do segurado disponíveis em bases governamentais. Isso elimina a etapa de ir ao banco para a prova de vida, tornando-a desnecessária para os beneficiários.
Leia mais: APOSENTADORIA POR INVALIDEZ com NOVO VALOR 110% em 2023 – EXCLUSIVO!
No entanto, se o INSS não conseguir localizar informações recentes do segurado para a confirmação automática do procedimento, ele será notificado. Caso o segurado não responda a essa notificação dentro de 60 dias, um servidor do Instituto será designado para fazer uma visita à sua residência e realizar a devida verificação.
Quais são os atos válidos para a prova de vida do INSS?
Os atos considerados válidos para a prova de vida do INSS são:
- Uso do site ou aplicativo Meu INSS;
- Contratação de empréstimo consignado por meio de reconhecimento biométrico;
- Comparecimento em uma agência do INSS;
- Realização da perícia médica do INSS;
- Vacinação;
- Atualização do CadÚnico;
- Recebimento de benefício por reconhecimento biométrico;
- Participação nas eleições.
Leia mais: Novidade exclusiva: Aprenda a sacar R$20.000 sem margem – Descubra as condições especiais!
Como saber se devo fazer a prova de vida do INSS em julho?
No processo de prova de vida do INSS de julho, serão utilizadas as informações dos segurados obtidas a partir de bases governamentais. Portanto, apenas nos casos em que não for possível verificar as ações realizadas pelo segurado, seu nome será incluído na lista de regularização e ele receberá uma notificação para realizar a comprovação.
Leia mais: SAIU AGORA: SUSPENSÃO DOS CONSIGNADOS ATÉ 60 dias? Confira agora
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!