Atualmente, a emissão da declaração nada consta do INSS pode ser feita através da internet, sem a necessidade de deslocamento físico. Este documento tem como principal função comprovar que não há qualquer benefício associado ao CPF consultado e é largamente requisitado devido a sua importância.
O serviço online visa otimizar o tempo do solicitante e evitar aglomerações nas agências do INSS. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o processo de obtenção desta declaração. Fique tranquilo, neste artigo, nós te ajudamos a entender e realizar esse procedimento de forma prática!
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O que é a declaração nada consta INSS?
A declaração nada consta INSS é um documento crucial que atesta a inexistência de qualquer benefício previdenciário associado ao CPF do requerente. Em outras palavras, ao emitir essa declaração, o indivíduo comprova que não há nenhum vínculo previdenciário ou benefício em seu nome.
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Apesar de ser majoritariamente utilizada para esta finalidade, a declaração também pode indicar a presença de algum seguro sendo regularmente pago. Nesse caso, o documento é conhecido como declaração consta do INSS.
Qual a importância desta declaração?
A declaração nada consta do INSS é um documento que possui grande relevância, principalmente quando se trata de comprovar o vínculo, ou a ausência dele, com a Previdência Social. Logo, ela é exigida em diversas situações, tais como: contratação de emprego, solicitação de crédito em instituições bancárias, entre outros.
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Como emitir a declaração nada consta INSS online?
Para facilitar a sua vida, trouxemos um passo a passo de como emitir a declaração nada consta INSS sem sair de casa:
- Acesse o aplicativo Meu INSS;
- Insira seu login do Gov.br;
- Confira se os seus dados estão corretos;
- Na barra de procura digite “nada consta”;
- Clique em declaração de benefícios do INSS e vá em consultar;
- A declaração de nada consta INSS será gerada e pode ser salva em seu dispositivo;
- O documento estará disponível em formato PDF.
Agora, com a declaração nada consta em mãos, você poderá comprovar que não possui nenhum benefício ativo no INSS conforme a necessidade.
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Atendimento presencial ainda é possível?
Se, por algum motivo, você preferir o atendimento presencial, saiba que ainda é possível. No entanto, é preciso agendar com antecedência pelo site do INSS, pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central Telefônica 135. No dia do atendimento, não esqueça de levar um documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e o CPF.
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