Se você tem acesso ao aplicativo Meu INSS e já se deparou com a mensagem “crédito não retornado”, pode ter ficado bastante confuso. Este problema afeta muitos usuários que não entendem o que está acontecendo. Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe: neste artigo, vamos esclarecer o que isso significa e o que fazer para solucionar o problema.
Em várias ocasiões, os beneficiários do INSS encontram-se em uma situação desconfortável ao constatar que o seguro não foi devidamente creditado em sua conta bancária. Essa situação é especialmente preocupante para aposentados e pensionistas que dependem desses valores para sobreviver.
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O que é o crédito não retornado?
Ao abrir o aplicativo Meu INSS e encontrar a mensagem de “crédito não retornado”, os beneficiários podem se sentir inseguros. Esta mensagem indica que, segundo o sistema do INSS, o crédito do seguro foi transferido para a conta bancária registrada, mas não foi efetivamente depositado pela Previdência Social.
Logo, esse erro causa um enorme transtorno, pois o sistema indica que o pagamento foi efetuado quando na realidade não houve o crédito em conta. Trata-se de um equívoco comum no INSS e você precisa ficar atento para ter certeza que o seu benefício foi, de fato, depositado.
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O que fazer se isto acontecer?
Vale ressaltar que caso ocorra o erro de “crédito não retornado”, não é preciso entrar em desespero. O beneficiário do INSS pode e deve solicitar, via site ou aplicativo Meu INSS, o repasse do benefício que não foi creditado. Portanto, é um processo relativamente simples.
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Como solicitar o valor?
Se o benefício não estiver disponível na sua conta e a mensagem de “Crédito não retornado” aparecer, será preciso encaminhar a solicitação por meio da plataforma do INSS. Este é um processo direto que pode ser feito seguindo os seguintes passos:
- Acesse o aplicativo Meu INSS;
- Vá em outros serviços;
- Clique em novo pedido;
- Em seguida, clique em novo requerimento;
- Selecione atualizações para manutenção do benefício e outros serviços;
- Clique em solicitar pagamento de benefício não recebido;
- Preencha todos os campos;
- Por fim, envie a solicitação.
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Ainda que não haja um prazo definido para a liberação do valor, o INSS informa que realizará uma análise para identificar a causa do erro. Portanto, é imprescindível aguardar.
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