Novo programa do Governo Federal, “Desenrola Brasil”, promete perdão de dívidas para brasileiros, o objetivo do programa é beneficiar cerca de 70 milhões de pessoas com renegociações de dívidas, confira como vai funcionar.
No dia 05 de Junho o programa foi criado pelo Ministério da Fazenda, desse modo, o Governo pretende livrar as pessoas das suas dívidas, oferecendo métodos para facilitar os pagamentos das mesas e aliviar o bolso.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Programa Desenrola Brasil
Os participantes do programa vão ser divididos em dois grupos, Grupo 1 e Grupo 2, portanto, dependerá do status da sua dívida para determinar em qual grupo de renegociações a pessoa deverá ser colocada, confira a seguir. As renegociações começam agora no mês de julho, segundo o governo.
Faixas de renegociação Desenrola Brasil
A Faixa 1 se aplica a quem possui salário de até dois salários mínimos, atualmente no valor de R$ 2.640, ou para aqueles inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Assim, a garantia para renegociação de dívidas vai chegar ao valor de R$ 5 mil.
Leia Mais: JULHO 2023! QUEM PRECISA FAZER A PROVA DE VIDA DO INSS? VEJA O PASSO A PASSO!
Regras para a faixa do grupo 1:
- Serão renegociadas dívidas cadastradas até 31 de dezembro de 2022.
- O pagamento poderá ser feito à vista ou por financiamento bancário de até 60 parcelas. O devedor precisa escolher um banco inscrito no programa para fazer a renegociação.
- Para quem optar pelo parcelamento, não haverá entrada.
- A primeira parcela terá vencimento após 30 dias.
- Os juros do financiamento serão de 1,99% ao mês.
- O pagamento das parcelas poderá ser feito por débito em conta, PIX ou boleto bancário.
- Caso o devedor não pague a parcela, o banco poderá fazer a cobrança e deixar o nome da pessoa novamente “sujo” na praça.
- Os beneficiários do programa também poderão fazer um curso de Educação Financeira.
Nesta faixa, não poderão ser financiadas as seguintes dívidas:
- crédito rural;
- financiamento imobiliário;
- créditos com garantia real;
- operações com funding ou risco de terceiro.
Fonte: G1
Já a faixa do grupo 2 vai ser destinado para pessoas com dívidas em bancos, desse modo, os devedores poderão renegociar diretamente na instituição, porém, não vai ser oferecida uma garantia, no entanto, os bancos vão receber incentivos para aumentar a oferta de crédito.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas. Portanto, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.