A Revisão da Vida Toda é um importante serviço previdenciário criado para corrigir possíveis erros no cálculo do benefício de aposentadoria dos contribuintes. Em 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou o direito dos aposentados de solicitar essa revisão.
Diante do grande número de requerimentos, a Comissão da Justiça Federal (CJF) recomendou a criação de um comitê responsável por avaliar e realizar os pagamentos da Revisão da Vida Toda. Explicaremos agora detalhadamente como essa nova medida funcionará.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como funcionarão os grupos de pagamento da Revisão da Vida Toda?
A Revisão da Vida Toda levará em consideração todos os salários do contribuinte, inclusive as contribuições feitas antes de 1994. O objetivo é garantir que nenhum aspecto do histórico contributivo do aposentado seja ignorado no cálculo do benefício previdenciário.
Após a confirmação do direito à revisão pelo STF, um grande número de processos judiciais foi iniciado, o que levou os magistrados do CJF a solicitar a formação de equipes para lidar com a análise e pagamento desses processos. Dados da CJF revelam que apenas no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), há mais de 17 mil processos relacionados à Revisão da Vida Toda.
Veja agora: Endividados do Auxílio-Brasil terão perdão de Lula; Entenda como irá funcionar
Quem pode ter direito à Revisão da Vida Toda?
Se você solicitou aposentadoria após a Reforma da Previdência e antes de 2019, é possível que tenha direito à Revisão da Vida Toda. É necessário também que o pedido de aposentadoria tenha sido feito nos últimos 10 anos, antes da implementação da última Reforma da Previdência em 2019.
No entanto, é fundamental buscar orientação de um especialista em previdência para determinar se você tem esse direito e se é vantajoso solicitar a revisão
Leia em seguida: Acaba de sair: Nome no Serasa não impede crédito de empréstimo no INSS; veja.
Como solicitar essa revisão?
Recomenda-se que, antes de requerer a Revisão da Vida Toda, o aposentado procure a assessoria de um especialista em previdência social. Somente após essa consulta, é que se deve seguir os procedimentos necessários para iniciar o processo. Conclui-se, portanto, que a Revisão da Vida Toda é um recurso relevante para os contribuintes, mas o processo requer planejamento e uma análise cuidadosa com a ajuda de um profissional especializado para garantir que seja verdadeiramente benéfico para o aposentado.
Gostou do conteúdo sobre a vida toda? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!