Durante a pandemia da Covid-19, foi realizada a suspensão do consignado aos aposentados e pensionistas com base na PL 1481/20. Essa medida suspendeu por 180 dias a cobrança das parcelas referentes a empréstimos consignados em ao menos dez bancos do país. Com isso, cerca de 37 milhões de beneficiários tiveram o acesso ao crédito mais baixo restrito temporariamente.
A suspensão ocorreu após a publicação de uma instrução normativa conjunta da Previdência Social e do INSS, que reduziu os juros do consignado de 2,14% para 1,70% ao mês. Também houve redução nas taxas do empréstimo pessoal e do cartão de crédito e benefício.
Atualmente, um novo projeto foi apresentado com o intuito de aliviar o bolso dos aposentados e pensionistas em relação à suspensão dos consignados. Confira!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Suspensão do empréstimo consignado
O Deputado Pompeo apresentou um novo projeto de lei 3327/2023 que autoriza a suspensão do consignado por 180 dias, incluindo pagamentos de operações de crédito consignado de servidores, empregados públicos e privados, ativos e inativos, aposentados e pensionistas.
Essa mudança ocorreu após reunião do CNPS com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, que já havia criticado as taxas. No entanto, os bancos relataram que não teriam condições de obter lucratividade com essa taxação de juros e optaram por não continuar fornecendo o crédito consignado.
Vale ressaltar que a suspensão do consignado não implica no fim desse tipo de empréstimo nos bancos, mas existe a possibilidade de que o projeto do consignado chegue ao final. Os bancos não mudarão os contratos em andamento, mas os novos contratos estão suspensos temporariamente. Os descontos nas parcelas dos aposentados e pensionistas continuam sendo feitos normalmente, de acordo com os contratos já estabelecidos.
Veja agora: Endividados do Auxílio-Brasil terão perdão de Lula; Entenda como irá funcionar
PL aprovada
Caso a PL seja aprovada, a suspensão do consignado por 180 dias irá beneficiar os aposentados e pensionistas que precisaram recorrer a empréstimos durante a pandemia para auxiliar seus entes queridos que ficaram sem renda naquele momento.
Leia em seguida: Acaba de sair: Nome no Serasa não impede crédito de empréstimo no INSS; veja
A plataforma Caminho da Riqueza oferece um conteúdo exclusivo para aposentados e pensionistas com mais de 50 anos, visando auxiliar na aposentadoria e sanar dúvidas sobre temas vigentes relacionados ao INSS. Há um e-book disponível na plataforma que oferece informações completas sobre os benefícios e segurança na aposentadoria. Os interessados podem acessar o conteúdo completo no site oficial da plataforma.
Gostou do conteúdo sobre o caminho da riqueza? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!