O programa Desenrola Brasil já começou, na última Segunda-Feira, 17 de Julho, o Governo Federal deu início ao programa que promete perdoar dívidas de cerca de 70 milhões de brasileiros que estão endividados.
Desse modo, é importante entender as condições de participação do programa e como vão funcionar as renegociações, confira a seguir.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como funciona o programa Desenrola Brasil ?
O programa possui duas Faixas para enquadrar as pessoas que querem renegociar as suas dívidas, cada faixa vai ser destinada para um grupo de pessoas dependendo da sua situação com a dívida, ou seja, cada uma terão regras diferentes.
A primeira fase do programa Desenrola Brasil começou no dia 17 de Julho e vai durar até o dia 31 de Dezembro de 2023, assim, nesta primeira fase foram liberadas as renegociações para o grupo da Faixa 2.
No mês de setembro vai ser liberada a segunda fase do programa Desenrola Brasil, que vai contemplar as pessoas que se encaixam na faixa 1.

Entenda como funciona cada faixa do programa Desenrola Brasil
Regras para grupo da faixa 1:
- Serão renegociadas dívidas cadastradas até 31 de dezembro de 2022.
- O pagamento poderá ser feito então à vista ou por financiamento bancário de até 60 parcelas. O devedor precisa escolher um banco inscrito no programa para fazer a renegociação.
- Para quem optar pelo parcelamento, não haverá entrada.
- A primeira parcela terá vencimento após 30 dias.
- Os juros do financiamento serão de 1,99% ao mês.
- O pagamento das parcelas poderá ser feito por débito em conta, PIX ou boleto bancário.
- Caso o devedor não pague a parcela, o banco poderá fazer a cobrança e deixar o nome da pessoa novamente “sujo” na praça.
- Os beneficiários do programa também poderão fazer um curso de Educação Financeira.
Assim, nesta faixa, não podem ser renegociadas as seguintes dívidas:
- crédito rural;
- financiamento imobiliário;
- créditos com garantia real;
- operações com funding ou risco de terceiro.
Fonte: G1
Regras para grupo da faixa 2:
A faixa 2 contempla então pessoas que possuvem dívidas em bancos, onde os devedores vão conseguir renegociar diretamente com a instituição, os bancos que estão participando do programa até o momento são os seguintes:
- Caixa Econômica Federal
- Banco do Brasil
- Itaú
- Bradesco
- Santander
- Inter
- C6
- Banco Pan
Renegociação de dívidas do Cartão de Crédito
As renegociações durante a primeira fase do programa valem para quaisquer dívidas que foram adquiridas em bancos até o dia 31 de Dezembro de 2022.
Leia Mais: INSS busca agilizar concessão do BPC/Loas com processo automático – Saiba mais!
Portanto, dívidas de faturas atrasadas de cartão de crédito entram nessa renegociação, no entanto, a exigência do governo é de que o parcelamente da renegociação seja de no mínimo 12 meses.
Assim, a expectativa do Governo é de que cerca de 30 milhões de pessoas sejam atendidas nesse formato, porém cada banco terá uma condição para negociação.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas. Portanto, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.