Durante essa semana, vários aposentados e pensionistas do INSS (Insituto Nacional do Seguro Social) ficaram preocupados, devido a uma notícia que viralizou, informando que o Insituto cancelava o benefício de pessoas que possuem o mesmo nome.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Situação dos beneficiários com mesmos nomes
É falsa a notícia que informa sobre o cancelamento de benefícios do INSS para pessoas que possuem o mesmo nome, portanto, os segurados que estavam com esse medo podem ficar despreocupados.
Leia Mais: INSS surpreende e anuncia mudanças na PROVA DE VIDA – Veja como isso impacta os beneficiários!
Segundo o Governo Federal, nos casos de pessoas que possuem o mesmo nome, as informações com os dados da pessoa vai para um banco de dados, onde é verificada se o segurado é apto para receber seu benefício, verificando a situação de cada um.
Cortes nos benefícios do INSS
Segundo o INSS antes de um corte de benefício sempre são verificados os dados do segurados, desse modo, o cancelmento do benefício di segurado só pode ocorrer em casos de fraude, uso de má-fé, incorências nos dados fornecidos para o Instituto ou caso o segurado falecer.
Leia Mais: Novo programa de renegociação de dívidas: conheça as regras e quem pode aderir, segundo o governo
Desse modo, caso o benefício seja cancelado por causa de um homônimo, basta que o segurado apresenta a documentação para comprovar que está apto a receber o benefício que ele será restaurado.

Como são feitos as análises de benefícios com indícios de óbito ?
O INSS possui um sistema que faz um cruzamento de dados dos benefícios ativos da folha de pagamento com os dados que o Ministério da Saúde possui, o nome do sistema utilizado é o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), podendo identificar os benefícios que estão com indícios de óbito.
Desse modo, durante as checagem que podem resultar na suspensão de benefícios, são considerados métodos de comparação fonética do nome do titular e da sua respectiva mão, além de sua data de nascimento, assim, é possível evitar perder registros que possam indicar um possível óbito devido a erros de grafia ou ausência de dados na base.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas. Portanto, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.