O controverso programa Desenrola Brasil, lançado pelo governo federal na última segunda-feira, 17 de julho de 2023, representa uma esperança para milhões de brasileiros com dívidas. Este programa ambicioso tem como objetivo ajudar cerca de 70 milhões de brasileiros endividados a renegociar e, em alguns casos, perdoar suas dívidas. Portanto, fica claro que entender como este programa funciona e as condições para participar é fundamental.
A fase inicial do Programa Desenrola Brasil teve início em 17 de julho e se estenderá até 31 de dezembro de 2023. Esta fase beneficia principalmente o grupo da Faixa 2. Os detalhes sobre o plano para a segunda fase do programa, que se inicia em setembro de 2023 e que irá beneficiar as pessoas que pertencem à faixa 1, serão divulgados em breve.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Entenda como funciona cada faixa do programa Desenrola Brasil
A estrutura do programa Desenrola Brasil foi organizada em duas faixas, cada uma destinada a um específico grupo de devedores, com condições distintas para renegociação. Veja abaixo!
Leia mais: Prova de Vida INSS: Consulte a Lista de Beneficiários que Precisam Regularizar em Agosto 2023!
Condições para a faixa 1 no programa Desenrola Brasil
Na faixa 1, são permitidas renegociações para dívidas contraídas até 31 de dezembro de 2022, podendo ser quitadas à vista ou por meio de financiamento bancário em até 60 parcelas sem entrada. Além disso, os pagamentos poderão ser realizados por débito em conta, PIX ou boleto bancário.
A primeira parcela vencerá após 30 dias e os juros do financiamento serão de 1,99% ao mês. Contudo, nesta faixa, não podem ser renegociadas dívidas como crédito rural, financiamento imobiliário, créditos com garantia real, operações com funding ou risco de terceiro.
Leia mais: Como Funciona a Dispensa de Perícia Médica no Auxílio-Doença do INSS?
Condições para a faixa 2 no programa Desenrola Brasil
Já a Faixa 2 tem como alvo pessoas com dívidas em bancos, possibilitando a negociação direta com as instituições financeiras. Este grupo inclui bancos como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander, Inter, C6 e Banco Pan. O programa permite a renegociação de dívidas de cartão de crédito adquiridas até 31 de dezembro de 2022, com o parcelamento mínimo de 12 meses.
Leia mais: Novidades na Folha de Pagamento do INSS: Aposentados e Pensionistas terão 4 surpresas!
Em suma, o programa Desenrola Brasil traz uma luz no fim do túnel para milhões de brasileiros em débito. Assim, é de suma importância se manter informado e saber como aproveitar este programa da melhor maneira possível.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!