No mês de aniversário, todos os beneficiários do INSS devem realizar a prova de vida, uma forma do instituto confirmar a continuidade da existência do beneficiário para a continuidade do pagamento dos benefícios previdenciários. Em 2023, esse processo sofreu uma série de alterações – dentre elas a dispensa do deslocamento ao banco.
Criado para atestar que o beneficiário está vivo e assim garantir a elegibilidade continuada ao benefício previdenciário, o procedimento passou por modificações em 2023 no intuito de facilitar a vida do cidadão. Vejamos a seguir como a prova de vida será conduzida em agosto deste ano e como ela funcionará daqui para frente.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Prova de Vida INSS 2023: quais as mudanças e como funciona?
Diferente de anos anteriores, o beneficiário não precisa mais se dirigir a agências bancárias para realizar a comprovação. A partir de 2023, a prova de vida será conduzida diretamente pela Previdência Social, que realizará o cruzamento de dados com os sistemas do Governo, a fim de verificar a elegibilidade dos beneficiários e assim determinar quem está apto a continuar recebendo.
Leia mais: Crédito facilitado: Entenda a Margem Social e sua proposta de inovação para empréstimos
Os meios para essa comprovação, no entanto, são diversos, podendo ser realizados tanto fisicamente quanto por meio de reconhecimento facial ou biométrico. Além disso, qualquer atualização de dados nos sistemas do Governo Federal passa a ter validade para comprovar a prova de vida.
INSS e a Prova de Vida: quais os documentos aceitos?
Com a nova modalidade de comprovação da prova de vida, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou uma lista dos documentos aceitos para a realização do procedimento, entre eles: Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, Alistamento Militar, Declaração de Imposto de Renda como titular ou dependente, entre outros.
Leia mais: INSS Anuncia Pagamento de Salários Atrasados no Valor de R$ 1,9 Bilhão – Saiba Mais!
Além disso, algumas atividades feitas no ano, como a vacinação, emissão ou renovação de documentos, atendimentos na rede de saúde pública ou conveniada, votação nas eleições, também são considerados para a realização da prova de vida.
Quem deve realizar a prova de vida em agosto de 2023?
O INSS mantém como referência a data de aniversário do titular. Assim, em agosto de 2023, são os aniversariantes deste mês que devem se preparar para o procedimento.
E a suspensão dos benefícios, como funciona?
Após 10 meses do aniversário do beneficiário, o INSS requer a comprovação da vida. Caso a verificação não ocorra nesse prazo, começa a correr um período de 60 dias para regularização da situação.
Leia mais: Novo benefício: INSS libera R$17.189,00 em AGOSTO – Confira se você faz parte do grupo beneficiado!
Se mesmo assim, o INSS não obtiver a confirmação de vida, o Órgão enviará um servidor ao endereço do beneficiário para garantir que o benefício não seja suspenso – para isso, é de suma importância manter os dados sempre atualizados.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!