Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem aposentadoria por invalidez têm uma oportunidade especial de obter um aumento de 25% em seus benefícios. Esse acréscimo é garantido pela Lei Nº 8.213/1991 e destina-se a pessoas que enfrentam doenças específicas que as impossibilitam de realizar atividades básicas do dia a dia sem a ajuda de terceiros.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Doenças que podem liberar um acréscimo de 25% na aposentadoria do INSS:

As doenças que podem liberar o adicional de 25% na aposentadoria estão relacionadas a dificuldades mentais, cegueira ou condições que deixam a pessoa acamada, bem como deficiências físicas, perda de membros, mãos ou pés. Essas condições demandam cuidados especiais e tornam a vida do segurado mais complexa e desafiadora.
Veja agora: Endividados do Auxílio-Brasil terão perdão de Lula; Entenda como irá funcionar
Confira algumas doenças que podem garantir o aumento do benefício:
- Cegueira total
- Perda de nove dedos das mãos ou mais
- Perda dos membros inferiores acima dos pés (quando a prótese é impossível)
- Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores
- Perda de uma das mãos e de dois pés (mesmo que a prótese seja possível)
- Perda de um membro superior e outro inferior (quando a prótese é impossível)
- Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social
- Doença que exija permanência contínua no leito
- Incapacidade permanente para as atividades da vida diária
Independentemente da condição que impeça o aposentado de realizar suas tarefas diárias, ele pode se enquadrar neste benefício.
Leia em seguida: Acaba de sair: Nome no Serasa não impede crédito de empréstimo no INSS; veja
Como solicitar pelo Meu INSS:
Para solicitar o aumento de 25% na aposentadoria, o beneficiário pode seguir alguns passos simples. O primeiro passo é acessar o sistema do MEU INSS, onde será possível fazer o pedido. O INSS solicitará que a pessoa realize exames médicos para comprovar sua condição e, assim, obter o benefício adicional.
Além dos exames médicos, alguns documentos precisam ser apresentados durante o processo de solicitação. O beneficiário deverá providenciar seu CPF, documentos médicos que comprovem a relação de dependência do beneficiário com o representante legal, bem como documentos de identificação pessoal do representante.
IMPORTANTE!
É importante ressaltar que esse acréscimo de 25% na aposentadoria é concedido apenas para aqueles que enfrentam condições específicas de saúde, que os tornam dependentes de terceiros para realizar atividades básicas do cotidiano. Essa medida visa garantir um amparo maior para aqueles que enfrentam dificuldades e necessitam de cuidados adicionais.
Gostou do conteúdo sobre INSS? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!