Com a possibilidade de uma relevante expansão em sua renda, os aposentados por invalidez poderão contar com o adicional de 25% na aposentadoria no ano de 2023. Gerando um alívio para as despesas mensais, a notícia está causando grande repercussão, vez que beneficiará muitos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Trata-se de um importante direito daqueles que, infelizmente, encontram-se totalmente incapacitados para o trabalho. Essa incapacidade, por seu turno, impede a reabilitação para outras funções, de modo a afetar diretamente a vida financeira do segurado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quais são os requisitos para se receber a aposentadoria por invalidez com adicional?
Aqueles que estiverem contribuindo com o INSS, ou que já estiverem recebendo algum benefício previdenciário (exceto o auxílio-doença) na data da incapacidade, poderão se candidatar ao benefício. Contudo, além da carência mínima de 12 meses, a incapacidade para trabalhar precisa ser total e permanente, decorrente de doença ou acidente.
Leia mais: Calendário de Pagamento do INSS Julho 2023: Aposentados Recebem nesta terça-feira (01) – Saiba Mais!
No entanto, vale ressaltar que, em casos de doença considerada grave ou incapacidade gerada por acidente, a carência mínima é dispensada. Podemos citar exemplos como AIDS, câncer, cegueira, doença de Parkison e tuberculose ativa.
Como funciona o adicional de 25% na aposentadoria?
Os segurados que necessitem de assistência permanente de terceiros, necessitando de cuidados para realizar atividades cotidianas, têm direito ao adicional. Entre as situações consideradas pela Previdência Social para concessão do benefício, estão cegueira total, perda de nove dedos das mãos ou mais, paralisia dos membros superiores ou inferiores, entre outras.
Leia mais: Extra na conta: INSS libera R$17.189,00 ESTE MÊS – Consulte quem tem direito
Contudo, caso o segurado apresente uma condição que não esteja na lista mencionada, ainda assim é possível requerer judicialmente o direito ao adicional, discutindo o mérito de sua situação.
O que mais precisa ser conhecido sobre o adicional na aposentadoria do INSS?
Esta importante pauta precisa ser constantemente discutida e divulgada, visto que o conhecimento sobre o direito ao adicional pode proporcionar um grande alívio financeiro a muitos aposentados. Portanto, é fundamental que essas informações cheguem a todos que possuem o direito e a necessitam.
Leia mais: Novo lote de restituição do IRPF já está disponível para pagamento- Consulte!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!