Os benefícios do INSS podem ser concedidos em 12 horas. Afinal, a implementação de sistemas de automação permitiu que a concessão de uma pensão por morte fosse concedida pelo Instituto nesse prazo, de forma quase automática. De acordo com o INSS, a concessão foi feita porque a segurada estava com o cadastro em dia e suas informações puderam ser checadas de forma automatizada.
Segundo o INSS, o caso ocorreu em uma cidade na Bahia. A beneficiária de 60 anos perdeu o marido, de 79 anos, no dia 2 de julho. Um mês depois da morte do marido, a viúva deu entrada no requerimento pelo aplicativo Meu INSS. Mas no dia seguinte, com uma diferença de 12 horas, o benefício saiu.
Em junho, o INSS começou a conceder a pensão por morte de forma automática. Todavia, a intenção com a concessão automática da pensão é reduzir a fila de espera pelo benefício que. Afinal, em maio, chegou a 132.523 requerimentos. A concessão automática da pensão está prevista nas situações em que o dependente for casado ou é filho menor de idade da pessoa que faleceu. Mas é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento, além do documento que comprova o óbito.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Cruzamento de dados
A agilidade na concessão dos benefícios INSS ocorreu porque a certidão de casamento do casal em questão estava registrada no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc). Portanto, quando o marido faleceu a certidão de óbito foi cadastrada no mesmo sistema. Sendo assim, foi feito um cruzamento de dados na base governamental, e havia integração com os sistemas do INSS.
Leia mais: INSS retoma Prova de Vida Agosto 2023: Conheça as novas regras e como proceder!
Conforme o INSS, para ter o requerimento aprovado de forma automática, especialmente nos casos de aposentadoria, é preciso informar corretamente todos os dados sobre seu histórico de trabalho. Porém, segundo o INSS informou, os casos mais comuns de informações que não se colocam corretamente no Meu INSS são os períodos trabalhados em atividade rural.
Aplicativo Meu INSS
Os segurados do INSS podem fazer 100 tipos de requerimentos de benefícios INSS por meio do site ou aplicativo do Instituto. Afinal, de acordo com o Instituto, alguns concedem-se de forma automática ou semi-automática. Portanto, veja a lista:
Leia mais: INSS Lança Nova Medida para Agilizar Análise de Benefícios e Reduzir Fila de Espera
- Aposentadoria por idade, ou por tempo de contribuição;
- Pensão por morte;
- Auxílio-reclusão;
- Auxílio inclusão à pessoa com deficiência;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência e ao idoso. Neste último caso, a pessoa tem que ter mais de 65 anos de idade e, em ambos BPC, é preciso comprovar baixa renda.
- Salário maternidade, benefício também é pago ao pai no caso de morte da mãe na hora do parto.
A análise dos benefícios
Alguns requerimentos mais complexos precisam passar por análise humana. Portanto, é o caso da aposentadoria especial, concedida para quem trabalha exposto a agentes nocivos à saúde (físico, químico ou biológicos). Mas outros analisam-se pelo sistema.
Leia mais: BENEFÍCIO INSS EXCLUSIVO liberado para ESTE GRUPO – Descubra agora quem tem direito!
Veja como pedir os benefícios INSS:
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
- Documentação em comum para todos os casos
- Obrigatória:
- Número do CPF da pessoa falecida e dos dependentes.
- Se for procurador ou representante legal:
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!