Os aposentados e pensionistas do INSS terão três pagamentos extras no mês de agosto, é importante ficar atento aos prazos para não perder o seu recebimento.
Em suma, os três pagamentos referente ao mês de agosto, são o benefício do auxílio-doença sem perícia médica, que pretende beneficiar os segurados que tiveram benefícios concedidos por incapacidade entre 2002 e 2009 e o pagamento de atrasados e de aposentadoria. Veja mais informações sobre os pagamentos extras.
Pagamento do INSS para aposentados

Em suma, o INSS é responsável por uma série de benefícios que são cedidos pelo governo federal à população. Portanto, entre os auxílios, poderíamos citar pagamento de aposentados, Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio-acidente, auxílio-doença e salário maternidade.
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A maioria tem acesso aos benefícios sob regime CLT e com a carteira de trabalho assinada. Isto porque estes cidadãos realizam contribuições mensais à Previdência Social como parte do sistema CLT.
Portanto, para consultar a data de pagamento, basta verificar o número final do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito verificador após o traço. Para os beneficiários com histórico de recebimento, portanto, a data de pagamento segue o padrão habitual. Nesse caso, por exemplo, se um cartão tiver o número 123456789-0, vale o número 9 como dígito final.
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Confira, abaixo, as datas de pagamento do INSS referentes a agosto:
Até um salário mínimo:
- Final 1: 25 de agosto;
- Final 2: 28 de agosto;
- Final 3: 29 de agosto;
- Final 4: 30 de agosto;
- Final 5: 31 de agosto;
- Final 6: 1º de setembro;
- Final 7: 4 de setembro;
- Final 8: 5 de setembro;
- Final 9: 6 de setembro;
- Final 0: 8 de setembro.
Acima de 1 salário mínimo:
- Final 1 e 6: 1º de setembro;
- Final 2 e 7: 4 de setembro;
- Final 3 e 8: 5 de setembro;
- Final 4 e 9: 6 de setembro;
- Final 5 e 0: 8 de setembro.
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Atrasados do INSS
O Conselho da Justiça Federal (CJF) liberou o pagamento de R$1,6 bilhão em atrasados para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que conseguiram a concessão ou revisão do benefício na Justiça.
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Portanto, o valor corresponde a ações previdenciárias e assistenciais, como a revisão de aposentadorias, auxílios-doença e pensões, entre outros benefícios de 84.091 processos, com 109.403 beneficiários.
Além disso, o Conselho esclarece que cabe aos TRFs, segundo cronogramas próprios, o depósito dos recursos financeiros liberados. Com relação ao dia em que as contas serão efetivamente liberadas para saque, a informação pode ser obtida por meio da consulta de RPVs disponível no portal do Tribunal Regional Federal responsável.
Entretanto, é importante lembrar que a consulta deve ser feita com o advogado responsável pela ação ou no site do tribunal federal, que mostrará a data em que a ordem de pagamento foi emitida pela Justiça.
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Benefício sem perícia médica para aposentados
Em resumo, o INSS permitiu que a solicitação do benefício por auxílio-doença fosse através da análise documental. O prazo máximo para a concessão por meio do sistema Atestmed passa a ser de 180 dias, com possibilidade de 15 dias adicionais para realizar um novo requerimento caso o segurado tenha o benefício negado.
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Além disso, os auxílios concedidos por causa de incapacidades relacionadas a acidentes também serão realizados por meio da análise de documentos, sendo o processo feito digitalmente, através do site ou aplicativo do INSS.
Por fim, os aposentados e pensionistas do INSS precisam apresentar alguns documentos para receber o benefício, confira o que deve ser apresentado ao INSS por meio dos documentos:
- Nome completo;
- Data de emissão do documento;
- Diagnóstico por extenso ou código da CID
- Assinatura e identificação de quem emitiu o laudo;
- Data do início do afastamento ou repouso;
- Prazo necessário estimado para o repouso.
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Portanto, a documentação deve ser enviada completa e sem rasuras, juntamente com o atestado médico. Os documentos podem ser enviados pelo site ou pelo aplicativo (android e iOS) do Meu INSS e também pelo canal gratuito de atendimento 135, por ligação.
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