A dor na coluna é um problema de saúde que afeta muitas pessoas e, em alguns casos, pode impactar a capacidade de trabalhar de forma permanente. Mas será que a dor na coluna é motivo suficiente para se aposentar?
Muitos já se aposentaram alegando esse problema, mas será que, com as novas regras do INSS, ainda é possível obter aposentadoria por conta dessa condição de saúde?
Neste artigo, vamos explorar as regras para aposentadoria relacionada à coluna e entender como isso pode ser feito de maneira legal. Continue lendo para saber mais!
Aposentadoria por Incapacidade Permanente
A aposentadoria por incapacidade permanente, também conhecida como aposentadoria por invalidez, é um benefício destinado a pessoas que foram afetadas por doenças ou condições que as incapacitam para o trabalho.
Leia mais: Como aumentar sua aposentadoria em 25% nos próximos meses! Veja!
Isso inclui uma variedade de enfermidades, como doenças cardíacas, problemas urológicos e até mesmo questões relacionadas à saúde mental, como depressão e estresse. Doenças causadas por má postura também podem ser consideradas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Dor na Coluna e Aposentadoria: Quando é Possível?
Problema de coluna aposenta, desde que a causa do problema na coluna seja em decorrência da atividade que você realiza no trabalho.
Isto quer dizer que este problema também não permite que você continue exercendo funções na atividade que você exercia anteriormente e por isso você não se aposenta imediatamente.
Alguns exemplos de doenças na coluna que aposenta são:
- Discopatia degenerativa;
- Osteofitose;
- Protusão discal;
- Cervicalgia;
- Hérnia de disco;
- Espondiloartrose anquilosante;
- Escoliose.
Existem outros, todavia, requisitos para que o INSS ateste que de fato o problema de coluna te torna incapaz de exercer qualquer outra atividade laboral.
Requisitos para aposentadoria por problema de coluna
Além de comprovar que você está doente em decorrência da atividade que você exerce, depois você ainda tem que cumprir alguns requisitos para que o INSS libere a aposentadoria.
Leia mais: Como aumentar sua aposentadoria em 25% nos próximos meses! Veja!
Veja os requisitos:
- Você precisará ter feito o recolhimento de no mínimo 12 meses de contribuição do INSS para poder solicitar a aposentadoria do INSS;
- isso lhe concede a condição de segurado do INSS e faz com que você possa ter direito ao benefício da aposentadoria por incapacidade permanente;
- bão basta que o seu médico ateste que você está doente. É necessário que você também passe por uma perícia e então o médico do INSS confirme a incapacidade permanente e então libere a aposentadoria por problema de coluna.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!