A prova de vida é um procedimento obrigatório para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Brasil. O seu propósito é comprovar que o segurado está vivo, garantindo assim a integridade do sistema de pagamentos, evitando fraudes e pagamentos indevidos.
Como funciona a prova de vida do INSS?
Anteriormente, os aposentados precisavam comparecer pessoalmente às agências bancárias onde recebiam seus benefícios para realizar a prova de vida, sob pena de terem seus pagamentos suspensos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
No entanto, a forma como esse procedimento é realizado mudou ao longo dos anos, especialmente devido à pandemia de COVID-19, que tornou o processo mais complexo para muitos idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Mudança na prova de vida em 2023
Em 2023, houve uma mudança significativa na prova de vida do INSS. Através da Portaria nº 1.408 do INSS, foi estabelecido que a prova de vida dos segurados será realizada diretamente pelo próprio INSS, através do cruzamento de informações com bancos de dados governamentais.
Leia Mais: ÓTIMA NOTÍCIA: Saiba Como Acompanhar o Status da Sua Solicitação de Auxílio no INSS!
Isso significa que, em princípio, os segurados não precisarão mais comparecer às agências bancárias para comprovar que estão vivos.
Novas regras da prova de vida em 2023
O INSS utilizará as informações disponíveis em diversos sistemas para verificar a validade das provas de vida. Se o sistema não conseguir obter essa confirmação de forma automática, o segurado será notificado e, então, poderá ser necessário comparecer à agência bancária para efetuar a prova de vida de forma presencial.
Leia Mais: AUXÍLIO CESTA BÁSICA: Você pode ter direito e não sabe! Confira agora
Confira as atividades que servem como Prova de Vida do INSS:
- Acesso ao aplicativo Meu INSS com login selo ouro (que tem biometria reconhecida) ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que tenham certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- Contratação de empréstimo consignado, feito por reconhecimento biométrico;
- Atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades, ou instituições parceiras;
- Realização de perícia médica, por telemedicina ou presencial; e Atendimento no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
- Vacinação;
- Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito, ou segurança pública;
- Atualizações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), somente quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
- Votação nas eleições;
- Emissão ou renovação de passaporte;
- Emissão ou renovação de carteira de motorista;
- Emissão ou renovação de carteira de trabalho;
- Emissão ou renovação de carteira de Identidade;
- Alistamento militar;
- Emissão de outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
- Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
- Envio da declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.
Leia Mais: BENEFÍCIO EXCLUSIVO: INSS oferece salário de R$14.000 para determinado grupo – Confira!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas. Portanto, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.