É inegável que um dos maiores medos dos segurados da Previdência Social é o medo do corte no benefício do INSS. No entanto, apesar do próprio nome já dar medo, o procedimento administrativo não deve causar pânico se o segurado estiver regular no sistema.
Nesse sentido, é importante entender as razões para que o corte aconteça, além de saber também como se proteger. E ainda, sabendo analisar da maneira adequada, é possível, inclusive, solicitar valores retroativos ao INSS. Então, veja a seguir como funciona o corte no benefício do INSS. Assim, confira!
Do que se trata o corte no benefício do INSS?

Existem milhares de segurados no Brasil que recebem benefícios do INSS todos os meses. No entanto, apesar de alguns estarem recebendo há poucos meses, outros já estão há anos recebendo aposentadorias, dentre outros pagamentos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Nesse cenário, o INSS precisa realizar revisões com frequência para saber para fazer uma pesquisa se as aposentadorias, pensões e outros benefícios estão sendo pagos de forma devida. Por exemplo, se uma pessoa já faleceu, mas, a aposentadoria continua sendo paga.
De acordo com a ministra Simone Tebet, em 22 de agosto deste ano, observou-se um número elevado de irregularidades no sistema da Previdência Social e que se identificando essas irregularidades, será possível corrigir o orçamento dos Ministérios para 2024.
Dessa forma, o corte no benefício do INSS é um procedimento realizado na forma administrativa do INSS para identificar se os pagamentos estão sendo realizados da forma correta. No entanto, será que tem alguma forma do próprio segurado descobrir isso? É o que veremos adiante.
E como posso verificar se o meu benefício está regular?
De acordo com os especialistas em Direito Previdenciário, para verificar se o seu benefício está regular, basta entrar na plataforma do Meu INSS ou no aplicativo. Nesse sentido, através dela é possível conferir todas as informações necessárias.
Leia mais: ATENÇÃO: INSS Libera SURPRESA NA CONTA para Beneficiários! Saiba Se Você Está Incluso!
Dentre as informações é possível fazer o pedido de concessão sem precisar de agendar e ainda, rever todos os documentos enviados para validar pagamentos. Ou ainda, acessar o histórico de contribuição com os valores considerados para a concessão e ainda acessar dados pessoais vinculados ao INSS.
Em suma, através da plataforma, você consegue ver se o seu benefício está regular. No entanto, se não estiver, entre em contato com o INSS para fazer as alterações devidas. Inclusive, é uma das medidas para se proteger para não cair no corte.
Leia mais: CONFIRA ESSA NOVIDADE AGORA! Aposentados Terão Novo Aumento de 10,68% – Veja Quem Vai Receber!
Valores retroativos por pagamentos indevidos
Depois de tudo que falamos até aqui, é preciso dizer também que, na análise em questão, se o segurado perceber que os pagamentos não estão sendo devidos, ou seja, que deveria receber mais do que está sendo pago, o inverso também acontece.
Leia mais: Atenção: INSS vai fazer ligação para beneficiários! CONFIRA
Nesse sentido, poderá requerer ao INSS os retroativos devidos pelas parcelas pagas da forma incorreta.
Aprenda como se proteger para não cair no corte no benefício do INSS
Em síntese, recomendamos que você mantenha sempre seus dados atualizados no sistema da Previdência Social. Lembrando ainda, que possíveis fraudes no sistema do INSS não isenta da responsabilização na Justiça.
Leia mais: INSS vai pagar salário em dobro: Veja como receber
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!