Entenda como realizar o saque do FGTS
Ótima novidade para todos trabalhadores! O Governo Federal vai liberar um novo lote de saque do FGTS para todos. Confira mais informações.
Portanto, atualmente todos os trabalhadores têm acesso aos valores do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Contribuição) anualmente. Além disso, isso só é possível graças a uma recente modalidade chamada de saque-aniversário. Nesse contexto, todos têm direito ao saque anual do FGTS, bem como o saque antecipado do saldo, que também está disponível para todos os trabalhadores de carteira assinada.
Leia mais: Agora sim: Resultado votação Revisão da Vida Toda
Recentemente, Paulo Guedes -ministro da economia- informou que o Governo Federal vai disponibilizar um novo lote de pagamentos referentes ao saque do FGTS para todos. Assim, todos trabalhadores que possuem saldo em conta poderão, novamente, sacar uma parte do valor. Tal medida entra em vigor assim que o presidente Jair Bolsonaro assinar a Medida Provisória (MP) que regula o saque.
Confira se você faz parte dos 40 milhões de trabalhadores que vão sacar os valores do FGTS!
Novos saque do FGTS disponível para todos
Até agora o FGTS já passou pela liberação de três lotes de pagamentos apenas agora em 2022. Isso graças a liberação do saque-aniversário, que disponibiliza, a cada mês, um percentual referente ao valor total acumulado da conta do funcionário do fundo. Assim, a última liberação ocorreu no 1º dia de março para aqueles que nasceram no terceiro mês do ano.
Portanto, seguindo o cronograma oficial, o novo lote de saque do FGTS já fica disponível no primeiro dia útil de abril, quando os trabalhadores que nasceram no quarto mês poderão sacar. Analogamente a esses dois pagamentos, a Caixa Econômica vai continuar liberando os valores a cada início do mês até o fim do ano, pois esse é o sistema do saque-aniversário.
Sendo assim, para consultar se você tem direito ao novo saque do FGTS basta seguir esse passo a passo:
- Baixe o aplicativo FGTS disponível para Android e iOS;
- Abra o app e faça o login com seus dados cadastrais;
- O sistema solicitará que você cadastre uma conta bancária, caso não queira fazer isso, vá em “Voltar para a tela inicial”;
- Já na tela inicial, verifique as informações relativas às empresas onde você trabalhou;
- O saldo de valores da empresa atual ou da última empresa em que você trabalhou será exibida no topo da tela; é
- Clique sobre a primeira opção e verifique as movimentações;
- Para salvar as informações, clique em “Gerar extrato PDF” e salve em seu celular;
- Para consultar todas as empresas nas quais trabalhou, vá em “Ver todas as suas contas”;
- Por fim, o último depósito bancário estará informado na tela inicial, em um quadro cinza.
Quer sacar seu FGTS de forma fácil e rápida? Receba com a ajuda da João Financeira clicando aqui.
Como vai funcionar os novos pagamentos
Portanto, semelhante ao pagamento do auxílio emergencial, os trabalhadores que possuem saldo nas contas vinculadas ao fundo poderão sacar um valor que o governo vai definir através da edição da Medida Provisória. Sendo assim, segundo servidores técnicos do ministério da Economia, a projeção é de que o governo possa liberar valores entre R$500,00 a R$1.000,00 por trabalhador.
Ainda conforme informações de fonte do governo, o ministério da Economia, está avaliando um valor que esteja disponível a todos brasileiros sem comprometer a estabilidade do fundo para os saques tradicionais do programa.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Dica bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Leia mais: Como faço para desbloquear o meu benefício para empréstimo?
Gostou das informações sobre o saque do FGTS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: