Logo após anunciar que começaria a tornar o sistema de concessão de benefício INSS mais otimizado, o INSS aprovou um benefício a um dependente em apenas 12 horas. Essa rapidez se deu por várias razões, sendo a principal delas, os dados atualizados do segurado.
Nesse sentido, vale destacar que, o INSS tem buscado formas de reduzir as gigantes filas dos segurados, que já somam 1,7 milhão de pessoas. Essa situação, por sua vez, se deu pela falta de servidores, além de dados incorretos no sistema do Governo Federal.
Em razão disso, continue a leitura para saber e entender sobre a rapidez na concessão do benefício INSS. Leia na íntegra.
Otimização nos processos promete redução de filas INSS

De forma sucinta, um dos principais problemas enfrentados pelo INSS são as enormes filas que já alcançaram 1,7 milhões de pessoas esperando pela aprovação de um benefício. Ou seja, com o tempo de espera maçante, dependentes acabam tendo prejuízos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Nesse sentido, um dos exemplos mais conhecidos é o da pensão por morte, que levava em média 68 dias para ser aprovada. No entanto, com a otimização dos processos e as análises realizadas de forma automática, a aprovação pode acontecer em menos de 12 horas como aconteceu na Bahia.
No fim das contas, a ideia é tornar esse processo cada vez menos demorado, reduzindo o número de pessoas nas filas e aumentando a aprovação e concessão de benefícios da Previdência Social, visto que se tratam de vidas que precisam dos valores para a sobrevivência.
Leia em seguida: URGENTE: INSS Libera LISTA de Doenças que Garantem Afastamento por Invalidez – Confira Agora Todas as Informações!
Benefício INSS liberado em 12 horas para beneficiários
Devido ao alto tempo de espera, isso parece até mesmo uma utopia para aposentados e pensionistas do INSS. Todavia, o INSS aprovou um benefício de pensão por morte em 12 horas após o pedido do dependente da Previdência Social.
Desde Junho de 2023, os processos estão sendo otimizados para a redução nas filas do INSS, no entanto, nunca um benefício foi aprovado de forma tão rápida, como aconteceu em 2 de julho, na Bahia, após uma solicitação de pensão por morte.
Leia em seguida: Golpista fatura mais de R$100 mil do INSS – Confira as últimas notícias
De que forma os benefícios INSS podem ser aprovados de forma mais rápida?
Embora o INSS faça o possível para conseguir aprovar os benefícios otimizando os processos, existe uma forma para que a aprovação seja ainda mais rápida. De acordo com os anúncios feitos pela Previdência Social, a análise se torna mais rápida quando os dados estão atualizados nos sistemas do Governo.
Leia em seguida: 13º salário do BPC LOAS: Posso receber em 2023?
Em resumo, no exemplo do dependente que reside na Bahia, a rapidez na aprovação da pensão por morte se deu porque a certidão de casamento foi encontrada registrada no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc). E a certidão de óbito, foi inserida no mesmo sistema.
Diante do que falamos nesse texto, é possível perceber que, apesar dos esforços da Previdência Social para otimizar o processo de concessão de benefícios da Previdência Social, os próprios dependentes também podem ajudar mantendo os dados atualizados.
Leia em seguida: INSS vai pagar abono extra para alguns aposentados: Veja quem recebe essa grana
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!