O Congresso Nacional deu sinal verde para uma proposta que prevê um aumento de 5% para aposentados da Previdência Social. O aumento vai acontecer periodicamente para os aposentados e pensionistas do INSS.
A proposta altera a Lei de benefícios da Previdência Social para conceder o aumento periodicamente, além dos reajustes anuais anunciados pelo governo federal.
Confira a seguir mais informações sobre esse aumento no INSS.
Como vai funcionar o aumento do INSS

Pela proposta da relatora do projeto, a deputada Clarissa Tércio (PP-PE), o adicional de aposentadoria será para todos os segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). O valor do aumento será custeado pelo Orçamento da União.
Leia mais: INSS Anuncia Pagamento em Dobro para Beneficiários do BPC- Confira agora mesmo mais informação
A proposta prevê que a cada cinco anos de aposentadoria os segurados do INSS vão receber um adicional. Esse aumento do INSS será de 5% sobre o benefício mensal.
O aumento será concedido também ao pensionista, que poderá acumular o tempo aquisitivo do instituidor.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS de Última Hora pelo WhatsApp
O que falta para o governo pagar o aumento do INSS
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados já aprovou o projeto.
Leia mais: Urgente – INSS vai FAZER LIGAÇÃO SURPRESA para Beneficiários ATENÇÃO AQUI
Embora tramite em caráter conclusivo, ou seja, sem necessidade de passar pelo plenário, o projeto ainda vai passar por outras comissões antes de passar a valer.
A proposta vai passar pelas comissões de Finanças e Tributação; de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Portanto, ainda não há definição sobre quando o projeto entrará em vigor de fato.
Impacto da medida
A proposta do aumento do INSS é especialmente relevante para aqueles que, ao longo de suas carreiras, contribuíram com valores substancialmente superiores ao salário mínimo.
Contudo, isso é comum entre profissionais de diversas áreas que visam garantir uma aposentadoria mais confortável para si e suas famílias.
Em resumo, a aprovação do Projeto de Lei 1468/23 é um passo importante na busca por um sistema de previdência mais justo. Afinal, está alinhado às necessidades daqueles que contribuíram ao longo de suas carreiras.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!