O corte de benefícios do INSS pode surpreender aposentados e pensionistas que não costumam realizar a manutenção de seus benefícios. Dessa forma, é importante ter em mente que, esporadicamente, o órgão faz os chamados “pentes finos“, com a intenção de identificar e suspender cadastros irregulares.
Mas não se assuste! Esta é uma medida de segurança para evitar fraude nos pagamentos previdenciários. No entanto, você deve ficar de olho em algumas exigências do INSS para evitar o corte de benefícios e/ou suspensão dos seus pagamentos.
Leia a seguir alguns dos motivos que podem levar ao corte de benefícios.
Pente-Fino do INSS

Primeiramente, existe o pente-fino geral do INSS. Em sua maioria, ele busca aqueles beneficiários cujos benefícios baseiam-se na perícia médica. Ou seja, uma consulta esporádica que indica a necessidade do indivíduo de receber o auxílio do Governo Federal.
Leia mais: URGENTE: INSS Anuncia CORTES DE BENEFÍCIO! Veja Agora o Que Fazer
No entanto, este é um ponto de atenção válido somente para beneficiários que precisam prestar contas aos médicos do INSS. Por exemplo, aposentadorias por invalidez e auxílio-doença. Por isso, os demais segurados não devem se preocupar com o corte de benefícios por conta do pente-fino do INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS de Última Hora pelo WhatsApp
Corte de benefícios por falta de Prova de Vida
De acordo com o INSS, cerca de 17 milhões de segurados passarão pela prova de vida em 2023, entre eles aposentados, pensionistas e beneficiários que apresentam incapacidade. Dessa forma, a prova de vida da Previdência Social 2023 tem a função de identificar os segurados que estão vivos e consequentemente evitar fraudes no uso indevido da documentação do beneficiário.
Leia mais: PROVA DE VIDA DO INSS 2023: Entenda como funciona e quem precisa fazer
Desse modo, se a verificação do INSS para a prova de vida por algum motivo não puder ser feita, o segurado receberá uma notificação pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135. Assim, depois da emissão do aviso, o beneficiário terá dois meses para realizar algum dos atos descritos na prova de vida.
Além disso, o beneficiário pode ter o auxílio bloqueado se não realizar a comprovação no prazo determinado ou se o endereço cadastrado não for suficiente para encontrar o segurado. Portanto, após o prazo de 30 dias do bloqueio, o benefício será suspenso e, em seis meses de suspensão, o auxílio será cancelado.
Corte de benefícios para evitar fraudes no INSS
Como já mencionamos, o INSS é alvo de fraudes há algum tempo. Por exemplo, entre os meses de janeiro e agosto de 2022, por exemplo, 22 mil benefícios foram reativados de forma indevida. Por isso, essas manutenções e cortes são importantes.
Leia mais: EXCLUSIVO: 2023 Traz a Melhor Notícia para Aposentados INSS! – Consulte os Detalhes
No entanto, não deixe que o seu benefício seja um dos afetados de forma indevida, e fique de olho nas manutenções necessárias.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!