Uma triste notícia invadiu a tela dos aposentados nesta segunda-feira (dia 9), saiu a lista de beneficiários que vão ter o salário suspenso por falta de comparecimento na Prova de Vida.
Para os que não sabem, deixar de comparecer à agência previdenciária do INSS para realizar a Prova de Vida resulta em corte imediato do benefício. Dessa forma, veja a seguir se você está na lista deste ano.
INSS divulga lista de segurados que terão o benefício suspensos por falta de Prova de Vida

Uma triste notícia saiu recentemente, O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou no dia 09 de outubro a lista de beneficiários que vão ter o salário suspenso por falta de comparecimento na Prova de Vida.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Segundo o órgão, o pagamento só voltará a ser feito quando o aposentado realizar o procedimento. Portanto, basta que o aposentado cortado da folha de pagamento do INSS compareça a qualquer agência do banco onde recebe o benefício ou à unidade de gestão de pessoas do INSS, portando o documento de identidade oficial.
Dessa forma, uma vez que a situação for regularizada, o salário será depositado na primeira folha de pagamento disponível para inclusão. No caso, no mês seguinte.
“Na hipótese de moléstia grave ou de impossibilidade de locomoção do aposentado e/ou pensionista deverá ser solicitada visita técnica para comprovação de vida do titular do benefício, ficando o pagamento restabelecido provisoriamente até que seja realizada a visita”, informa o edital publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Novas regras da Prova de Vida INSS 2023
Para os que ainda não sabem, a Prova de Vida do INSS de 2023 sofreu grandes alterações na forma que o procedimento é realizado. Assim, apesar de ser obrigatória, já não é mais de responsabilidade do aposentado se preocupar em fazer a mesma.
Em outras palavras, foi recentemente divulgada a Portaria nº 1.408 onde transfere ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a responsabilidade de realizar a Prova de Vida de cada aposentado.
Ou seja, agora o instituto não pede mais que o aposentado, pensionista e demais segurados do instituto compareçam todos os anos em uma instituição bancária, bem como em uma agência do INSS para realizar o procedimento.
Leia mais: INSS: 14° salário será aprovado ainda em 2023? Saiba como está o projeto
Assim, o INSS teve que se reinventar, e encontrar maios para validar a Prova de Vida dos beneficiários, logo, veja a seguir como a mesma será feita.
Mas antes, para esclarecer, não é mais responsabilidade do aposentado realizar a prova de vida. Todavia, quando o INSS encontra a necessidade que o mesmo vá até uma agência para realizar o procedimento, o não comparecimento do aposentado pode resultar em suspensão do benefício.
Maleficio que aconteceu com dezenas de segurados que não atenderam a solicitação do instituto como você viu acima.
Mudanças na Prova de Vida do INSS
Como dissemos acima, foi publicado há pouco tempo uma portaria que muda as regras do INSS. Assim, a mesma não é mais necessariamente responsabilidade dos aposentados do INSS, passando a obrigatoriedade da realização para os segurados do INSS.
Inclusive o texto publicado ressaltar que é importante que a Prova de Vida seja adaptada às necessidades e limitações dos segurados. Assim, o INSS fará o procedimento por meio de cruzamento de dados com o banco de dados do governo.
Devido a isso, não será mais necessário o comparecimento do segurado em instituições financeiras. No entanto, se os dados obtidos não forem suficientes para atestar a Prova de Vida dos segurados. O INSS vai fazer a convocação dos beneficiários por meio de ligação ou carta para notificar a necessidade de comparecimento em uma unidade da Previdência Social.
Portanto, o não comparecimento do aposentado, pode resultar em suspensão do benefício. Por fim, confira a lista de aposentados que tiveram o benefício cortado por não realizar a Prova de Vida.
EDITAL DIAT-RPPU/INSS Nº 10, DE 5 DE OUTUBRO DE 2023
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!