Desde 1962, o 13 salário existe para representar um alívio aos trabalhadores nas contas do fim de ano. Ele foi criado para ajudar no orçamento doméstico, sendo o mais esperado dos salários. E os aposentados e pensionistas também recebem o 13 salário INSS.
Em vista disso, o benefício conhecido como gratificação natalina, justamente por ser pago neste período, costuma ser dividido em duas parcelas, entre novembro e dezembro. Em contrapartida, nos últimos anos foi antecipado, devido a pandemia da Covid-19.
Então, veja a seguir as últimas informações com relação ao 13 salário INSS. Confira!
Entenda como funciona o 13 salário INSS

Em síntese, o 13 salário INSS foi criado para trazer alívio nas finanças dos aposentados e pensionistas do INSS na época das festas de fim ano. Esses valores também são direcionados aos trabalhadores com carteira assinada e seriam devidos em duas parcelas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Em razão disso, a parcela do décimo terceiro salário é reajustada conforme o salário mínimo vigente. Ou seja, o salário atual é de R$1320,00. E assim, os segurados que recebem o mínimo, irão receber de acordo com o mínimo.
Em contrapartida, os segurados que recebem acima do mínimo, recebem reajustado de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Logo, as parcelas do décimo terceiro salário podem ser consultas pela plataforma ou aplicativo Meu INSS.
De forma resumida, devido à importância dos valores do 13 salário do INSS, desde 2020, com a pandemia da Covid-19, os pagamentos estão acontecendo de forma antecipada, para que os aposentados não tenham que esperar tanto para ter acesso aos valores.
Datas de pagamentos 13 salário INSS 2023
Em 2023, os pagamentos dos valores do décimo terceiro salário foram antecipados mais uma vez e já aconteceram. Nesse sentido, os pagamentos foram realizados em duas parcelas em maio e junho, totalizando 30 milhões de aposentados que receberam.
Leia Mais: Governo ANUNCIA novas regras para o SAQUE ANIVERSÁRIO DO FGTS – Veja como vai funcionar
Em contrapartida, existem segurados que começaram a receber o benefício após o mês de maio de 2023. Nestes casos, para que não possam ter prejuízos com a espera das próximas parcelas, irão receber os valores devidos em duas parcelas ainda em 2023.
Leia mais: BOA NOTÍCIA: VALOR EM DOBRO! INSS confirma novo pagamento – Confira agora!
O valor do 13º salário para quem começou a receber após maio terá seu pagamento em parcela única no mês de novembro. As datas seguem o calendário de pagamentos do INSS.
Aprenda como consultar se os valores estão sendo pagos
De forma concisa, nestes casos, o aposentado ou pensionista pode consultar pela plataforma ou aplicativo Meu INSS. E, mais uma vez, a plataforma Meu INSS possui todas as ferramentas necessárias para visualizar como está o seu benefício perante a Previdência Social.
Leia mais: LULA ANUNCIA NOVO SALÁRIO MÍNIMO 2024 – Conheça os valores que vão mudar sua vida financeira
E o que fazer com o 13 salário INSS?
Em síntese, o término de um ano e início de outro, trazem muitas despesas para a grande maioria das famílias. Destacam-se, rematrículas e custos com materiais para filhos, IPVA, IPTU e licenciamento de veículos no começo do ano seguinte, dentre outras situações que acontece nesse período.
Leia mais: PAGAMENTO EXTRA DE R$ 2,9 MIL LIBERADO para alguns brasileiros – Verifique se você está entre eles!
No entanto, o 13 salário INSS também pode ser uma ótima oportunidade planejar o ano seguinte e investir em uma reserva financeira de emergência. E assim, se você não tiver necessidades específicas ao utilizar os valores do 13 salário, o Jornal JF recomenda guardar os valores e se planejar de forma mais adequada!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!