Devido as últimas atualizações com relação às mudanças na prova de vida INSS, muitos aposentados e pensionistas da Previdência Social estão com dúvidas se deverão realizar o procedimento nesse mês de outubro e como tudo será feito.
Não obstante, a prova de vida é um procedimento de suma importância para comprovar que os aposentados e pensionistas estão vivos e, portanto, devem continuar a receber o benefício. Todavia, a prova que antes era responsabilidade do beneficiário passou a caber para o INSS.
Então, veja a seguir como vai funcionar a prova de vida INSS outubro, leia na íntegra.
Veja como vai funcionar a prova de vida INSS em outubro

Em síntese, a prova de vida INSS 2023 é um procedimento realizado, todos os anos, para comprovar que o aposentado, pensionista ou outro beneficiário continua com vida e, dessa forma, deve continuar recebendo os valores devidos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Nesse sentido, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) passou a realizar a prova de vida de forma automática. E assim, o INSS passou a utilizar um sistema de comparação de informações em diferentes bancos de dados, tornando assim uma forma mais fácil de manter o benefício dos aposentados.
Leia mais: IMPACTANTE: INSS Anuncia Lista de ATRASADOS! Veja Quem Vai Receber – Consulte a Lista.
Esse sistema de comparação de informações irá reunir diversas ações dos segurados, registradas ao longo do ano, nos diferentes bancos de dados dos parceiros. Por exemplo, se o aposentado tomou a vacina para gripe disponibiliza pelo SUS.
Veja quem precisa fazer a prova de vida INSS 2023
De forma resumida, todos os segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte ou benefício por incapacidade precisam realizar a prova de vida INSS todos os anos. Todavia, o INSS tem realizado o procedimento de forma automática, contudo, fique atento as notificações no aplicativo Meu INSS.
E como o INSS fará a compensação de dados?
Em síntese, o INSS irá realizar um sistema de cruzamento de dados, ou seja, se o aposentado for até um posto de saúde tomar uma vacina, a informação será adicionada ao banco de dados do Gov. E de lá, será enviada para o INSS.
Nesse sentido, se esse mesmo segurado for realizar um empréstimo consignado e utilizar a biometria para finalizar a solicitação do crédito, o banco também irá adicionar essa informação ao banco de dados, que será enviado ao INSS.
Leia mais: Atenção: INSS vai fazer ligação para beneficiários! CONFIRA
Todavia, se nenhuma informação for encontrada pelo instituto, o que é difícil de acontecer, mas, se acontecer, o INSS entrará em contato enviando uma notificação para aquele que está recebendo a aposentadoria, por exemplo.
Aprenda como saber se houve a realização da prova de vida INSS
De forma resumida, para saber se houve a realização da prova de vida, basta entrar na plataforma Meu INSS ou ligar para o telefone 135. Todavia, assim será possível verificar a data da última confirmação de vida feita pelo INSS. E assim, é fundamental manter os dados atualizados na plataforma do Meu INSS. E para mais informações, continue no Jornal JF.
Leia em seguida: Tem mais de 60 anos? VOCÊ PODE TER DIREITO AO AUXÍLIO CESTA BÁSICA – Veja como solicitar e já receber esse benefício
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!