Destaca-se que, em média, cerca de 38 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebem seus benefícios. Nesse sentido, existe a necessidade de exigir o cumprimento de requisitos específicos, os quais, se não forem atendidos, levam ao corte do benefício pelo INSS.
Em decorrência disso, as exigências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são estabelecidas com o intuito de manter a qualidade dos atendimentos, garantindo a transparência e a segurança, sem prejudicar aqueles que dependem desses pagamentos mensais para sua sobrevivência.
Portanto, aprofunde-se no tema “INSS corta benefício de segurados” e compreenda os detalhes. Leia o texto na íntegra.
Por qual razão o INSS exige o cumprimento de regras como a realização de procedimentos como a prova de vida?

Na nossa introdução, mencionamos a existência de quase 40 milhões de segurados do INSS. Nesse contexto, é importante destacar que a análise de todos os serviços do INSS é realizada por seres humanos, ou seja, não há qualquer automação na avaliação dos processos e benefícios.
Dessa forma, é necessário enfatizar a observância das regras e procedimentos, como a realização da prova de vida do INSS, para garantir a continuidade na prestação de serviços e a correta transferência dos pagamentos de aposentadorias, pensões e outros benefícios.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp
Apesar disso, ao longo dos anos, o INSS tem trabalhado para simplificar os processos e auxiliar os aposentados, por meio da digitalização dos procedimentos e, também, pela transferência de certas responsabilidades, como a realização da prova de vida, que agora é de responsabilidade do próprio instituto.
Em contrapartida, se o instituto não consegue verificar a existência do beneficiário, tenta localizá-lo, e se nenhuma ação for tomada, o beneficiário corre o risco de perder sua aposentadoria ou pensão, entre outros benefícios. Pode-se dizer que a obrigação de comprovar sua existência recai mais uma vez sobre o beneficiário.
Leia em seguida: NOVIDADE: Reajuste salarial de 10,68% para APOSENTADOS confirmado – Confira rapidamente!
Assim, o INSS trabalha na efetivação desses processos a fim de garantir a segurança, transparência e a completa prestação dos serviços!
Urgente: INSS corta benefício para este grupo
No dia 9 de outubro de 2023, o INSS publicou a relação de servidores aposentados e beneficiários de funcionários do órgão que terão a suspensão do pagamento devido à não conformidade com a convocação e subsequente notificação para completar a verificação anual de vida, correspondente aos aniversariantes de julho de 2023.
Portanto, a retomada dos pagamentos estará condicionada à realização da comprovação de vida. Em outras palavras, o beneficiário precisa comparecer a qualquer agência do banco onde recebe os valores do INSS, apresentando seu documento de identidade.
Leia em seguida: Saiu lista de Pagamento dos Atrasados do INSS – Veja agora quem irá receber
No entanto, “em situações de doença grave ou incapacidade de locomoção, é necessário solicitar uma visita técnica para confirmar a existência do beneficiário”, conforme informado no Diário Oficial da União (DOU). Nesse caso, o pagamento é restabelecido temporariamente até que a visita seja realizada.
Resumindo, os procedimentos mencionados são empregados para verificar a continuidade da existência do beneficiário e sua elegibilidade para receber os valores devidos. Caso contrário, há o risco de perder sua aposentadoria ou outro benefício, e a solução pode envolver medidas judiciais.
INSS cortou meu benefício. E agora?
Resumidamente, a reativação do benefício pode ser solicitada pelo próprio beneficiário através do site ou aplicativo Meu INSS. Além disso, é possível nomear um advogado ou representante legal para agir em seu nome perante a Justiça. A solicitação também pode ser feita por telefone, ligando para o serviço de atendimento do INSS, no número 135.
E qual a importância do Meu INSS neste processo?
Desde a sua criação, o Meu INSS tem sido empregado para garantir que os dados do aposentado, pensionista ou de qualquer outro beneficiário estejam atualizados no sistema. Isso significa que é fundamental que o aposentado esteja constantemente atento às notificações do instituto, a fim de evitar perder prazos e evitar o risco de ter seu benefício suspenso.
Leia em seguida: DINHEIRO EXTRA NA CONTA DOS APOSENTADOS! Receba PARCELA EXTRA DE R$1320 em NOVEMBRO – Consulte a lista de quem terá direito
Assim, o Jornal JF realçava a relevância de dados atualizados no sistema do INSS, prevenindo fraudes e irregularidades, evitando a perda de benefícios. Além disso, adote com precisão todas as recomendações do sistema.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!