Hoje, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são o segundo maior grupo de beneficiários que contratam empréstimo consignado no Brasil. Por isso, o órgão previdenciário optou por divulgar a lista de taxas de juros do empréstimo consignado exercida entre as instituições financeiras.
O objetivo da decisão é para facilitar a contratações do empréstimo entre os beneficiários, trazer maior transparência entre as instituições! Por isso, veja a seguir como consultar as taxas de juros do consignado nos bancos, e ainda descubra como conseguir um consignado com as melhores taxas!
INSS passou a divulgar a taxa de juros do empréstimo consignado

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), passou a divulgar a lista de taxas de juros do empréstimo consignado, oferecido aos beneficiários aposentados, pensionistas e segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Leia mais:13º salário do BPC LOAS: Posso receber em 2023? Veja agora mais detalhes aqui
A ação faz parte do novo conjunto de regras do consignado do INSS, publicadas em maio, atendendo orientações do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Com o objetivo de oferecer transparência, bem como facilitar a contratação do crédito.
Além disso, a medida facilita também a vida dos beneficiários que decidirem fazer uma portabilidade para conseguir parcelas mais acessíveis, já que as taxas estarão mais transparentes.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como consultar pelo site ou aplicativo do INSS?
Consultar a taxa de juro oferecida por bancos, para empréstimo consignado é bem simples, fique tranquilo, pois vamos te dar o caminho para que você encontre facilmente.
Assim, o INSS está disponibilizando as informações do consignado em seu app Meu INSS ou site, dessa forma, para encontrar basta acessar o app.
Leia mais: Urgente: INSS parou de pagar o benefício para este grupo
Em seguida, deslize até o fim da página até a opção “Taxas de Empréstimo Consignado”, quando encontrar, clique nela. Logo após pesquise a instituição que você deseja consultar ou você pode utilizar o menu “Ordenar por”, para obter a ordem de instituições que oferecem as menores taxas de forma organizada.
Viu só como é simples, não perca tempo e veja agora mesmo a taxa de juros de cada banco e instituição financeira seguindo o nosso passo a passo.
Mais informações fornecidas pelos bancos
Por fim, entre as informações que os aposentados vão encontrar, estão: as taxas mínimas e máximas cobradas por cada instituição, além da taxa média aplicada aos contratos de crédito consignado.
Todavia, até agora, não é possível encontrar as informações referente as taxas das modalidades de cartão de crédito consignado e cartão de benefício consignado, cujo teto de juros é superior ao do empréstimo.
Assim, a transparência de informação é de valiosa para ajudar os aposentados, pois, por meio disso, os bancos e instituições financeiras conseguem adaptar seus juros, sem, é claro, ultrapassar o teto do consignado.
Por fim, o CNPS solicitou ao Banco Central a divulgação de outras informações à Dataprev e ao INSS. São elas:
- Taxas de juros mensais e anuais;
- Data do primeiro desconto;
- Custo Efetivo Total (CET) mensal e anual do contrato;
- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) da operação;
- Informação diária das taxas ofertadas para novas operações de empréstimo consignado, cartão de crédito e benefício consignado no Meu INSS;
- Saldo devedor original, tratando de portabilidade ou refinanciamento;
- Número do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou Central de Atendimento (CAC).
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!