O Ministério da Previdência Social acabou de fazer um anúncio sobre o empréstimo consignado INSS. De acordo com a pasta, haverá uma alteração nas taxas de juros cobradas. Vale mencionar que isso pode afetar todos os beneficiários que recebem algum tipo de pagamento, como aposentados e BPC (Benefício de Prestação Continuada), por exemplo. Dessa forma, as novas regras já passam a valer.
No entanto, tais mudanças não foram bem vistas por todos. A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) anunciou que isso pode interferir nas operações de crédito. A entidade alega que não há recursos para oferecer o serviço com as novas taxas de juros. Mesmo assim, os beneficiários aprovam tal mudança. Continue lendo esta matéria para saber tudo sobre as novas regras do empréstimo consignado INSS.

Entenda o que muda no empréstimo consignado INSS
Antes de mais nada, é importante deixar claro que o empréstimo consignado INSS é uma modalidade de crédito específica para os aposentados e pensionistas. No entanto, neste ano, quem recebe o BPC também pode contratar. Esse tipo de empréstimo é caracterizado pelo desconto direto sobre a folha de pagamento do cliente. Ou seja, o pagamento ocorre de forma automática. Entre as vantagens, estão os juros menores.
Nesta semana, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), com o Ministério da Previdência Social, alterou os juros da modalidade. O órgão aprovou valores menores, em decorrência da Taxa Selic, que também diminuiu. Essa taxa é usada como base na economia brasileira e foi de 13,25% ao ano para 12,75%.
Confira quais são os novos juros cobrados no empréstimo consignado INSS após a decisão.
- Anteriormente, a taxa de juros do crédito consignado (desconto direto na folha de pagamento) era de 1,91% ao mês. Agora é de 1,84% ao mês;
- A taxa de juros para transações com cartão de crédito era de 2,83% ao mês e agora é de 2,73% ao mês.
Em relação aos valores, é possível solicitar até R$ 18 mil. Cada instituição bancária possui as suas próprias regras e o valor pode variar conforme o cliente.
Leia mais: URGENTE: Aposentados têm DESCONTO INCRÍVEL de 96% em dívidas com o “Desenrola Brasil”. Saiba mais!
Bancos criticam decisão do Ministério da Previdência Social
Em uma nota oficial, a Febraban criticou a mudança na taxa de juros do empréstimo consignado INSS. Conforme a entidade, isso pode interferir nos custos das operações. Mesmo assim, as mudanças foram bem recebidas pelos aposentados e outros beneficiários, que podem solicitar um empréstimo pagando juros menores. Para pedir o crédito, confira as condições do seu banco.
Veja também:
Leia mais: VITÓRIA DOS APOSENTADOS: Revisão da Aposentadoria
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!