Novas regras da aposentadoria 2024! A cada virada de ano desde a aprovação da Reforma da Previdência em 2019, as regras da aposentadoria para aqueles que contribuem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passam por ajustes. Em 2024, essas mudanças trazem exigências mais rigorosas.
Quer saber mais? Continue acompanhando para conferir todas as informações!
Regras da aposentadoria 2024: Exigências para novos contribuintes

Para quem iniciou sua jornada profissional após 2019, as regras vigentes da Reforma da Previdência se aplicam. Homens devem atingir a idade mínima de 65 anos, enquanto mulheres, 62.
Além disso, o tempo de contribuição estabelecido é de 35 anos para homens e 30 para mulheres. Estas diretrizes, fundamentais para os novos contribuintes, buscam criar uma base sólida para o futuro da aposentadoria.
Leia mais: Congresso Debate Projeto para Adicional a Aposentados e Pensionistas do INSS – Saiba Mais!
No entanto, para aqueles que já estavam no mercado de trabalho durante a aprovação da reforma, há diversas regras de transição.
A mais proeminente é o sistema de pontos, onde cada ano de contribuição ao INSS e cada ano a mais de idade contam como pontos. Em 2024, mulheres precisarão alcançar 91 pontos, enquanto homens, 101.
Comparando com o início do sistema em 2019, houve um aumento de 5 pontos para ambos os sexos.
CLIQUE AQUI e receba as principais notícias da JOÃO FINANCEIRA pelo WhatsApp
Pontos e idade mínima
De acordo com as regras da aposentadoria 2024, o sistema de pontos, parte central das regras de transição, continua a evoluir. Inicialmente, em 2019, mulheres necessitavam de 86 pontos, e homens, 96. Agora, em 2024, esses números aumentaram para 91 e 101, respectivamente.
Desse modo, em 2028, os homens atingirão o limite de 105 pontos, enquanto as mulheres chegarão a 100 em 2033.
Leia mais: Emissão da Carteira do Idoso em 2023: Última Chance de Adquirir a Sua – Saiba Como Garantir a Sua!
Outra mudança em 2024 é a idade mínima progressiva. Para as mulheres, a idade mínima de aposentadoria sobe para 58 anos e 6 meses, enquanto para os homens, atinge 63 anos e 6 meses.
Assim, essa progressão constante mostra a importância de estar ciente das alterações anuais e se preparar adequadamente para garantir o cumprimento dos requisitos.
Teto do INSS e Cálculo da Aposentadoria
O teto do INSS para 2024 ainda não foi definido, pois depende do reajuste anual que ocorre no início do ano, junto com a divulgação do salário mínimo.
As regras de transição estabelecem que o valor da aposentadoria é calculado como 60% do benefício integral para mulheres com 15 anos de contribuição, e para homens, com 20 anos.
Leia mais: Vitória dos Aposentados: 2 Pagamentos do INSS neste Final de Ano – Entenda!
Adicionalmente, há um aumento de 2% a cada ano. Esses detalhes ressaltam a importância de acompanhar as atualizações das regras da aposentadoria 2024 para garantir uma compreensão precisa do benefício que será recebido.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.