Você sabe como planejar aposentadoria aos 60 anos? Afinal, o recebimento de um bom valor após concluir essa etapa é o sonho de muitos segurados, por isso, é necessário se planejar para conseguir cumprir a sua meta.
Muitas normas mudaram após a Reforma da Previdência, portanto, deve-se conhecer quais são elas. Dessa forma, você se prepara para ter uma aposentadoria sem enfrentar grandes dores de cabeça.
Vamos te mostrar como planejar aposentadoria aos 60 anos. Então, confira as dicas, a seguir.
Por que planejar sua aposentadoria?

A aposentadoria é o benefício previdenciário recebido pelo segurado que trabalhou boa parte de sua vida. Portanto, planejar o quanto você vai receber é fundamental. A pessoa consegue o benefício conforme o que ele contribuiu durante a sua vida, afinal, é assim que funciona o regime contributivo da Previdência Social.
Leia mais: Novas Regras da Aposentadoria pelo INSS a Partir de 2024: Entenda as Mudanças!
É necessário o recolhimento previdenciário para que a pessoa consiga usufruir dos benefícios oferecidos pela própria Previdência. Do contrário, não há como uma pessoa ter acesso a uma boa aposentadoria.
Por exemplo, uma pessoa trabalha pesado durante anos. O sonho dela é conseguir uma aposentadoria conforme estes anos suados de trabalho. Mas, isso muitas vezes não pode acontecer vários motivos:
- a pessoa trabalhou em muitos empregos informais, onde não há o devido recolhimento previdenciário;
- a pessoa recebia valores por fora da remuneração normal, fazendo com que a contribuição, e a posterior aposentadoria, seja menor;
- a pessoa deixou de contribuir enquanto estava desempregada ou estava recebendo bolsas de ensino/pesquisa/entre outros.
CLIQUE AQUI e receba as principais notícias da JOÃO FINANCEIRA pelo WhatsApp
Idade mínima para se aposentar em 2024
A idade mínima progressiva para se aposentar em 2024 é uma das regras de transição para as pessoas que já contribuíam e estavam próximas de receber a aposentadoria. Funciona da seguinte forma: a cada ano, aumenta meio ano na idade mínima, até completar 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens, o que deve ocorrer em 2031.
A idade mínima começou em 56 anos para as mulheres e 61 anos para os homens, com 30 anos de contribuição para a mulher e de 35 anos para os homens. Em 2023, a idade mínima por essa regra de transição é de 63 ano para os homens e 58 anos para as mulheres, com o mesmo tempo de contribuição. Em 2024, a idade será de 63 anos e meio para os homens e 58 anos e meio para as mulheres, com o mesmo tempo de contribuição e assim por diante.
Leia mais: Mega da Virada 2023 – Aprenda a Jogar On-line
Contudo, pode-se aposentar apenas por idade, sem contribuições, se for segurado especial. Porém, apesar de não ter que contribuir, precisará comprovar a condição de segurado especial por 15 anos. São segurados especiais:
- trabalhador rural em regime familiar;
- pescador artesanal;
- garimpeiro;
- indígena reconhecido pela FUNAI;
Desse modo, nesses casos é preciso comprovar 15 anos de atividade e não precisa ter a contribuição previdenciária. Portanto, a idade para nesses casos é de 55 para a mulher e 60 anos para o homem.
Como planejar aposentadoria aos 60 anos?
Mas como planejar aposentadoria aos 60 anos? Quem tem essa idade pode se aposentar desde tenha tempo de contribuição suficiente. Desse modo, é preciso ver se você conseguiu cumprir o tempo de contribuição de alguma regra.
De forma simples, com 60 anos de idade deve-se completar 15 anos como segurado especial, independente de ter contribuído ou não. Portanto, comprovar que trabalhou 15 anos em atividade rural (exceto carteira assinada), garimpeiro, pescador artesanal ou indígena reconhecido pela FUNAI.
Leia mais: CONSULTE AQUI: 11 Benefícios no Cartão dos Aposentados para o Fim de Ano – Lista Completa!
Contudo, pode ter completado alguma das regras de transição, que exigem mais tempo de contribuição. Por exemplo, a regra de pontos, que exige 90 da mulher e 100 do homem no ano de 2023. Assim, com 60 anos de idade, a mulher precisaria ter também 30 anos de contribuição e o homem 40 anos de contribuição.
Mas há diversas outras regras que podem se aplicar nesta idade. Orientamos a procurar um profissional para conhecer o seu direito e saber como fica no seu caso!
Além disso, você precisa ver se pode usar regras especiais e qual idade para se aposentar em cada uma. Por exemplo, quem trabalha em ambientes com agentes nocivos, professores, pessoa com deficiência, entre outras que pode exigir menos tempo de contribuição. Por isso, é importante o planejamento e conhecer as novas regras após a Reforma da Previdência.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
