A portabilidade do empréstimo consignado oferece ao cliente a opção de transferir sua dívida para uma instituição financeira diferente daquela onde seu empréstimo foi inicialmente contraído. Uma pessoa pode optar por isso devido a vários motivos, que variam de problemas com o banco atual a uma procura por taxas de juros mais atraentes.
Confira mais informações sobre a portabilidade do empréstimo consignado.
Quem pode realizar a portabilidade?

Vale ressaltar que a portabilidade do empréstimo consignado não está disponível para todos. As pessoas elegíveis para essa opção são as mesmas que podem solicitar um crédito consignado: aposentados ou pensionistas do INSS, servidores públicos ou militares e empregados com carteira assinada.
Leia mais: Aposentados: Confira os NOVOS VALORES com Aumento Acima do Salário Mínimo!
A principal característica desse tipo de empréstimo é o desconto das parcelas diretamente do salário ou proventos de aposentadoria do cliente.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como funciona o processo de portabilidade?
O processo de portabilidade é iniciado após a aprovação do crédito e assinatura do contrato. O cliente deve solicitar um extrato da operação de crédito na instituição atual e, em seguida, selecionar um novo banco para realizar a portabilidade e solicitar uma nova proposta.
Leia mais: Prova de Vida INSS 2024: Saiba se Você Precisa Fazer! Confira a Lista Oficial!
É fundamental que a nova instituição ofereça uma taxa de juros menor e melhores condições de pagamento, para garantir a diminuição do custo efetivo total (CET) da operação de crédito. As instituições se encarregam da troca da operação.
A garantia do empréstimo
As garantias são utilizadas pelos bancos como uma segurança no caso de inadimplência. Recentemente, o Banco Central permitiu a utilização do mesmo imóvel para mais de um empréstimo.
Leia mais: PRORROGADO PRAZO PARA NEGOCIAR DÍVIDAS COM DESCONTO DE ATÉ 99% – Confira
No entanto, é importante lembrar que o não pagamento da dívida pode resultar num procedimento legal para a tomada do imóvel.
Conclusão
Embora os empréstimos consignados sejam convenientes e atraentes por suas baixas taxas de juros, é necessário agir com cautela ao contratá-los.
Leia mais: URGENTE: BANCO CENTRAL revela R$7,1 Bi não sacados – Saiba como consultar o seu DINHEIRO ESQUECIDO!
Garanta sua segurança financeira e a saúde do seu orçamento antes de contrair qualquer tipo de empréstimo.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!