Evento confirma o aumento de margem para empréstimos consignados
No dia de hoje, houve um evento no Congresso Nacional para o lançamento do Programa de Renda e Oportunidades do Governo Federal. Esse programa contém quatro medidas que ajudam financeiramente os brasileiros, inclusive os segurados do INSS. Um desses projetos aumenta a margem para empréstimos consignados. Veja:
O Ministro do Trabalho e Previdência Onyx Lorenzoni divulgou, já na semana passada, que o Governo Federal iria lançar o Programa de Renda e Oportunidades que seria composto por quatro medidas a fim de ajudar os brasileiros com a independência financeira e a equilibrar as contas.
Leia mais: Acaba de sair surpresa para os aposentados
As quatro medidas são: Liberação do FGTS, onde o trabalhador pode sacar até mil reais de sua conta; criação de um microcrédito para quem recebeu auxílio emergencial; antecipação do 13º salário do INSS, com início do pagamento em abril; e medida provisória para aumentar a margem de empréstimos consignados.
Mais 5% na margem para consignados
Durante a pandemia, a margem para empréstimos consignados era de 40%. Ou seja, aumentou 5%, sendo 35% para pagamento de empréstimos e 5% para cartão de crédito consignado. Mas, quando 2022 começou, a margem voltou a ser 35%, deixando muitos segurados do INSS negativados.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
A margem dos empréstimos consignados é a porcentagem total do benefício que um segurado do INSS pode usar de seu salário para pagar parcelas de consignados. Quando os 5% da Medida Provisória acabaram em 2022, muitos segurados do INSS tiveram dificuldades, pois não poderiam mais retirar empréstimos.
Pensando nisso, muitas medidas foram propostas para que os segurados do INSS tivessem mais margem para contratar empréstimos, com projetos de lei, ofícios e pedidos de medidas provisórias. Felizmente, foi lançado esse programa que permitirá que as instituições financeiras liberem mais 5% no valor de consignados. Mas, existem algumas regras para conseguir usar os 5% a mais. Veja:
Leia mais: Revisão da Vida Toda: Triste notícia para aposentados do INSS
Regras
Para poder solicitar empréstimos consignados, é necessário idade de 21 anos a 75 anos. Idade maior a isso, geralmente existem regras especiais dependendo de cada banco, como número reduzido de parcelas. Além disso, quem tem mais de 9 linhas de consignados ainda não pode agregar, ou seja, pegar empréstimo com o aumento de margem.
A aposentadoria por invalidez pode ser mais burocrática. A instituição bancária pode solicitar perícia médica ou que exigir que o beneficiário já esteja recebendo há 15 anos ou mais esse benefício.
Para saber se você tem margem disponível, pode fazer uma simulação com a nossa equipe. Basta clicar no link a seguir: CLIQUE AQUI, que será redirecionado para uma equipe especialista em crédito.
Leia mais: Banco central emite comunicado ao INSS: Últimos dias para receber consignados devolvidos
Se você gostou das informações sobre aumento de margem para empréstimos consignados, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: