Em 2022, um incidente de vazamento de dados afetou uma grande quantidade de beneficiários do programa anteriormente conhecido como Auxílio Brasil. Em decorrência desse incidente, uma decisão judicial determinou que uma indenização de 15 mil do Auxílio Brasil fosse concedida aos afetados.
No entanto, os órgãos competentes estão atualmente contestando essa decisão judicial, buscando uma revisão do veredito. Para entender melhor esse desdobramento e verificar se você se qualifica para receber a indenização de 15 mil do Auxílio Brasil, continue acompanhando as atualizações sobre o caso.
O Incidente de Vazamento de Dados do Auxílio Brasil
Durante o ano de 2022, aproximadamente 4 milhões de indivíduos que eram beneficiários do programa anteriormente denominado Auxílio Brasil tiveram seus dados expostos indevidamente. Como resultado dessa situação, em setembro de 2023, o sistema judicial brasileiro emitiu uma ordem para que a Caixa Econômica Federal e outras entidades governamentais concedam uma indenização no valor de 15 mil do Auxílio Brasil para aqueles que se sentiram prejudicados por esse incidente de segurança.
O veredicto ressaltou que as informações vazadas deveriam estar restritas apenas a entidades designadas, como a Caixa Econômica Federal e a Dataprev. Entretanto, os dados foram indevidamente acessados e compartilhados sem autorização com mais de 10 instituições financeiras.
Apesar da determinação judicial, os responsáveis pelo vazamento estão atualmente contestando a decisão, buscando mitigar as implicações legais decorrentes do incidente.
Leia mais: João Financeira te ensinará como viver uma vida sem dívidas – Participe do Jornada da Riqueza
Quem Tem Direito à indenização 15 mil Auxílio Brasil?

Aqueles que eram beneficiários do programa em 2022, quando o vazamento ocorreu, têm direito à indenização 15 mil Auxílio Brasil. Segundo informações do Instituto Sigilo, responsável pela ação contra os órgãos públicos envolvidos no vazamento, os dados expostos incluem o Número de Identificação Social (NIS), o valor do benefício recebido, o número de celular, a data de nascimento, informações de endereço e dados cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para verificar se suas informações foram comprometidas pelo vazamento, é fundamental realizar uma consulta na plataforma digital do Instituto Sigilo.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como Consultar sua Elegibilidade para a indenização 15 mil Auxílio Brasil?
Para verificar se você tem direito à indenização da Caixa Econômica Federal, siga os passos abaixo:
- Acesse o portal do Instituto Sigilo.
- Clique na opção “Conferir se eu tenho direito”.
- Preencha seus dados, incluindo nome completo, e-mail, CPF e número de telefone.
- Aceite os termos de uso e a política de privacidade, além de concluir a verificação anti-robô.
- Clique em “Conferir se tenho direito”.
Após realizar a consulta, compartilhe essa informação com outras pessoas que possam estar elegíveis para receber a indenização.
Leia mais: INSS convoca URGENTE para Prova de Vida – Confira lista
Embora a consulta possa determinar se você é elegível para receber a indenização, é importante ressaltar que o processo legal ainda está em curso. Como resultado, os pagamentos não são realizados de forma imediata, estando sujeitos à conclusão do processo judicial.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!