Chegou o fim do limite de linhas de empréstimos consignados INSS
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito com mais vantagens aos segurados INSS. Ela tem juros menores em relação aos outros e o desconto ocorre diretamente em folha de pagamento. Mas, uma das desvantagens é que existe um limite para contratar consignados e um projeto pretende mudar isso. Veja:
Leia mais: Bolsonaro acaba de mandar recado para os aposentados
Os segurados INSS possuem um limite de 9 linhas. Ou seja, não podem contratar mais que isso, mesmo que tenham margem disponível.
A margem é a porcentagem total que um segurado do INSS pode usar de seu salário para contratar consignados. Atualmente, essa margem é de 40%. Ela aumentou devido a uma Medida Provisória feita pelo Governo Federal.
Os segurados INSS podem usar 35% para contratar empréstimo consignado e 5% para contratar cartão de crédito consignado ou somente os 40% para empréstimo consignado. Antes, não era possível escolher, 5% ficava exclusivo para cartão de crédito.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
A Medida provisória também inclui quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Uma vitória para essas pessoas, pois também necessitam de crédito e poucas linhas eram direcionadas a eles. Saiba mais sobre a emenda que propõe o fim do limite de linhas de crédito:
Fim do limite de linhas de crédito
O Deputado Ricardo Silva e o Dr. Sandro Lucio Gonçalves fizeram a inclusão de uma emenda na MP 1106 que trata do aumento de margem do empréstimo consignado em 5%. Essa emenda pretende retirar o limite de linhas para consignados.
Atualmente, os segurados INSS podem contratar apenas 9 linhas de crédito, mesmo que ainda tenham margem disponível. A emenda solicita que a quantidade de empréstimos seja ilimitada e que o limite seja definido apenas pela margem.
Atenção: A emenda inclui apenas os segurados INSS. Portanto, beneficiários de BPC/Loas não estão inclusos na emenda.
A votação da emenda ocorre quando a MP para aumento de margem for inclusa na pauta do Congresso Nacional. O prazo é de 120 dias desde que teve a postagem no Diário Oficial da União, em 18 de março de 2022.
Leia mais: INSS: Salário vai vir em dobro para alguns aposentados
Se você gostou das informações sobre empréstimo consignado, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados tanto quanto e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: