Saiu data confirmada para aumento da margem em 5%
Finalmente a luta acabou. Após alguns meses de espera e cobrança por parte dos aposentados, o governo aprovou o novo pacote de medidas que aumenta a margem consignável. Portanto, agora, todos segurados do INSS já podem contar com um novo aumento da margem de 5% para pagar linhas de crédito consignados, seja em empréstimos ou cartão de crédito.
Leia mais: Assinada MP que amplia a margem dos aposentados para pegar novos empréstimos consignados
No entanto, com as novas mudanças que a Medida Provisória 1106 regulamenta, a grande dúvida é sobre quando essas propostas começam a valer. Nesse contexto, vale lembrar que a margem passou a valer desde o momento da publicação da MP, que aconteceu na última quinta-feira, dia 17 de março de 2022.
Entenda como funciona o aumento na margem de 5%!
Nova margem de 5% para todos do INSS
Não é novidade para ninguém que a modalidade de crédito consignado é a maior vantajosa do mercado. Isso porque as parcelas são abatidas diretamente na folha de pagamento, então o contratante paga sempre em dia, querendo ou não. Nesse contexto, os aposentados e pensionistas são os que mais recorrem a esse tipo de empréstimo.
O valor máximo depende de quanto eles recebem por mês para que a renda não fique comprometida e é nisso que consiste a margem consignável. Agora com o novo valor de 40%, todos os segurados do INSS têm direito a R$484,8 disponíveis para pagar seus empréstimos consignados. Isso se o aposentado decidir gastar toda margem com empréstimos.
Segundo os dados oficiais do INSS, o número de pedidos de empréstimos consignados entre aposentados e pensionistas subiu bastante nos últimos anos. A taxa de pedidos saiu de 32,5 milhões em 2019 para cerca de 40 milhões no último ano. Isso devido à Lei nº 14.131, que durante os últimos dois anos regulamentou o aumento de margem de 5%.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Desde o fim da validade dessa lei, o público dos beneficiários do instituto estava em maus lençóis por não conseguir contratar crédito e nem mesmo pagar as dívidas. Assim, o governo viu que a única solução seria conceder esse aumento, visão essa que se tornou pública com a volta do aumento de 5%.
Data de liberação da margem de 5%
Segundo o texto oficial da MP, as alterações da mesma estão válidas desde a data de publicação. Ou seja, o aumento da margem de 5% está disponível desde a última quinta-feira (17), quando o presidente Jair Bolsonaro assinou o documento em uma cerimônia oficial.
Sendo assim, o saldo de R$484,8 já está disponível para todos segurados do INSS que desejam contratar novas linhas de crédito consignado. Vale lembrar que, antes de contratar, os segurados devem analisar bem se essa nova parcela caberá no seu planejamento financeiro.
Dica bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Leia mais: Tristeza dos aposentados do INSS tem mudanças e vira felicidade
Gostou das informações? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: