INSS em greve. Veja como afeta os aposentados
O INSS está em greve. Segundo a Federação Nacional dos Servidores da Previdência (Fenasps) já são mais de 20 estados que aderiram à greve. A expectativa é que esse número aumente. Veja em que isso afeta os aposentados.
Leia mais: INSS publica as regras do aumento de margem para aposentados, pensionistas e BPC.
De acordo com a Fenasps, 22 estados brasileiros estão em paralisação. Os únicos que seguem trabalhando, até o momento, são Amazonas, Paraíba, Roraima e Rio de Janeiro.
Um dos principais motivos para a greve são as condições de trabalho dos servidores do INSS. De acordo com eles, as condições são insustentáveis. A presidência do INSS tenta um acordo, mas a expectativa é continuar a greve até que o governo negocie com entidades representativas dos servidores públicos federais.
Dentre as reinvindicações estão o reajuste salarial de 19,99%. Outra reinvindicação é o arquivamento da reforma administrativa e a revogação do teto de gastos. Ou seja, eles pedem que os gastos das despesas públicas possam ser maiores que a inflação.
Leia mais: Urgente: Margem dos Consignados pode ACABAR – Veja agora
Abaixo, confira os motivos que levaram os servidores a fazer a greve do INSS e o que eles solicitam:
Reinvindicações
- Recomposição salarial data-base;
- Reajuste dos auxílios alimentação, creche e saúde;
- Reestruturação da carreira típica de estado para o seguro social;
- Nível superior para ingresso ao cargo de técnico do Seguro Social;
- Rediscussão dos processos de trabalho;
- Fim dos adicionais de meta para o teletrabalho;
- Auxílio teletrabalho para o uso de internet, energia, mobiliário e equipamentos;
- Jornada de 30 horas semanais para o atendimento de qualidade para a população;
- Fim da terceirização do INSS;
- Concurso público;
- Derrubada do veto de R$ 1 bilhão do orçamento do INSS;
- Não ao fechamento das Agências do INSS
- Defesa do direito ao atendimento presencial ao cidadão nas unidades do órgão
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que a greve afeta?
Alguns serviços podem ser afetados com a greve do INSS. Em primeiro lugar, é preciso destacar que os médicos peritos não são servidores públicos. Portanto, esse serviço não paralisa. Mas, devido a um quadro faltante de servidores, perícias também podem sofrer prejuízo.
Referente aos pagamentos, a greve do INSS, a princípio, não interfere na realização deles, pois quem faz o processamento é a DataPrev. Então, quanto a isso, não é preciso se preocupar. Assim como o pagamento do 13º salário, também acontece normal.
E se a agência estiver fechada?
Mas, o que fazer se a agência estiver fechada e o segurado do INSS precisar de um serviço presencial, como perícia? Conforme recomenda o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, algumas ações podem ser tomadas. Em primeiro lugar, alguns serviços estão disponíveis de forma on-line pelo site e aplicativo Meu INSS.
Caso não esteja aberta, fotografe a informação que conta no portão/porta da agência, como prova de que você esteve presente no local. No caso de haver funcionários, mas negarem atendimento, peça um comprovante de que você esteve no local e para remarcar o serviço. Ligue na Central de Atendimento 135 para pegar o protocolo de remarcação.
Leia mais: Surpresa na conta dos aposentados esse mês! Confira a lista de nomes
Se você gostou das informações sobre Greve do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista os melhores vídeos de como conseguir ganhar mais dinheiro e receber benefícios exclusivos.