Empréstimo consignado não terá mais limite
A margem para empréstimo consignado aumentou em 5%. Agora, os segurados INSS têm um total de 40% para usar de seu benefício com consignados. Mas, há um limite de linhas que não pode ser ultrapassado. Uma proposta busca mudar esse limite. Veja:
Leia mais: Surpresa na conta dos aposentados do INSS – Confira
Atualmente, os segurados do INSS podem contratar até 9 linhas de consignados, seja empréstimo ou cartão de crédito. Mesmo que ainda haja margem disponível, não tem como ultrapassar esse limite de 9 linhas.
Isso acaba sendo muito ruim para os segurados do INSS, pois muitos ainda teriam condições de retirar empréstimo consignado e acabam sendo proibidos devido a esse limite imposto. Então, pensando nisso, o Deputado Ricardo Silva e o Dr. Sandro Lucio Gonçalves pretendem incluir uma emenda na MP de aumento de margem para acabar com o limite de linhas de consignados.
Sendo assim, os segurados INSS poderão retirar quantos consignados forem precisos desde que tenham margem suficiente para isso. A única ação possível agora é o refinanciamento de uma das linhas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Para que ganhe força de lei, uma Medida Provisória precisa ser votada no Congresso Nacional com prazo máximo de 120 dias a partir do dia 18 de março, que é a data em que houve a publicação dela no Diário Oficial da União.
Aumento de margem dos consignados
A margem para empréstimo consignado é 35% e para cartão de crédito consignado é 5%, totalizando 40%. No dia 28 de março, a Instrução Normativa IN 131 teve divulgação no Diário Oficial da União. Dessa forma, a DataPrev já pode atualizar o sistema, liberando margem aos segurados INSS e os bancos podem liberar empréstimo consignado com margem maior.
As atualizações iniciaram no dia de ontem (29/03) e devem finalizar no dia de amanhã (30/03). Isso porque nas terças-feiras e quintas-feiras é que o sistema da instituição passa por atualizações.
IMPORTANTE: O aumento de margem inclui aposentados e pensionistas e quem ganha Benefício de Prestação Continuada (BPC). Isso é inédito no que diz respeito a consignados. Mas, a emenda para pôr o fim no limite de linhas não inclui esses beneficiários, apenas aposentados e pensionistas.
Leia mais: 14º Salário: Nova data é anunciada por autor do projeto
Se você gostou das informações sobre benefício, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!