Prova de vida digital é liberada pelo INSS. Aposentados e pensionistas poderão realizar o procedimento pelo celular e não precisarão sair de casa para ir até o banco ou agência da previdência.
O serviço digital estava em fase de testes e agora todos os 700 mil segurados que precisam realizar a prova de vida poderão utilizar o serviço.
O teste iniciou final do ano passado, e passou por diversas etapas de testes para poder chegar aos celulares de aposentados e pensionistas do INSS.
Leia mais: 5 REVISÕES para FAZER após Reforma da Previdência
A prova de vida digital permite que os beneficiários do INSS possam realizar a comprovação sem precisar ir na agência onde recebe os valores e nem em uma agência do INSS. A comprovação de vida é necessária para não perder o benefício do INSS.
O serviço pode ser acessado pelo aplicativo Sou Gov.br no celular, que é um canal de atendimento recém lançado pelo governo para aposentados e pensionistas do INSS.
“A prova de vida digital evita o deslocamento e permite que a pessoa realize o procedimento a qualquer hora e em qualquer lugar, seja no Brasil ou no exterior. Isso garante maior segurança, rapidez e praticidade no atendimento a este público”, afirma Caio Mario Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.
Leia mais: Primeira Parcela 13° Salário: VEJA DATAS
Para poder realizar o procedimento digital, o beneficiário precisa ter a biometria já cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
“O governo acertou em investir no serviço porque a maior parte dos segurados do INSS é grupo de risco. Quanto mais esse público puder se prevenir e ficar em casa, melhor. E o sistema é muito seguro”, diz o advogado João Badari.
A validação é feita através do rosto, por meio da câmera do celular, seguindo as instruções que estão dentro do aplicativo.
Leia mais: Exercícios Para Fazer em Casa: IDOSOS
Caso o beneficiário não tenha o cadastro biométrico nos órgãos citados acima, ou opte por não realizar a prova de vida por meio digital, é possível se locomover até a agência bancária do beneficiário ou numa agência do INSS e realizar a comprovação de forma presencial.
Confira abaixo um vídeo sobre a prova de vida:
Se você gostou das informações sobre a prova de vida de forma digital, compartilhe para que mais pessoas fiquem informadas sobre esse novo meio de realizar a comprovação.
Não esqueça de visitar nosso canal no Youtube João Financeira e se inscrever, dessa forma você não perde mais nenhuma novidade sobre o mundo do INSS e fica sempre atualizado com as melhores informações do momento: