INSS: Aumento de margem dos aposentados vai acabar- Entenda
Segurados INSS receberam uma ótima notícia em relação ao aumento de margem dos empréstimos consignados. Mas, é necessário ter cuidado, pois esse aumento de margem pode terminar e os segurados ficarem sem consignado. Entenda como.
Leia mais: INSS: 13º salário foi cancelado? Entenda 3 situações que não vão liberar o abono
Através da Medida Provisória MP 1106, o Governo Federal anunciou que a margem do empréstimo consignado aumentou em 5%. Dessa forma, a margem total é 40% (35% para empréstimo consignado e 5% para cartão de crédito consignado).
Certamente, aqueles beneficiários INSS que precisavam de valores a mais para pagamento de dívidas ou aquisição de algum bem, ficaram felizes com a surpresa. Apesar disso, as medidas provisórias possuem um prazo de validade.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Por exemplo, a MP para aumento de margem teve assinatura no dia 17 de fevereiro. Sendo assim, tem o prazo de 60 dias a partir dessa data para que tenha votação no Congresso, podendo ter prorrogação de mais 60 dias. Ou seja, tem um total de 120 dias para votação em Congresso, assim ganha força de lei para valer para sempre.
Se não acontecer a votação até a data de 120 dias depois, a Medida Provisória deixa de ter validade. Nesse caso, o aumento de margem precisa ter votação em Congresso até o dia 17/07/2022. Mas, se ocorrer a votação no prazo disposto, os segurados INSS poderão sempre retirar consignados com margem maior.
Bancos já liberaram o aumento de margem?
A liberação do aumento de margem aos segurados INSS iniciou no dia 29/03, pois foi o dia que a DataPrev atualizou as folhas de pagamento dos beneficiários. A DataPrev é a responsável pelo pagamento dos benefícios.
Para que a DataPrev pudesse realizar essa atualização, estava faltando a publicação da Instrução Normativa (IN) do aumento de margem, ou seja, as regras. Então a IN 131/2022 teve publicação no dia 28 de março. Sendo assim, as instituições ficaram liberadas de começar o pagamento.
Para fazer uma simulação gratuita, pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp: FALE CONOSCO. Dessa forma, você consulta sua margem e qual valor disponibiliza de empréstimo.
Leia mais: Antecipação do 13º salário pode liberar o 14º salário? Descubra agora
Se você gostou das informações sobre aumento de margem , compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!