Proposta aumenta salário dos aposentados e pensionistas
Ótima notícia para aposentados e pensionistas! Projeto de Lei (PL), solicita aumento de salário dos benefícios. Veja a seguir, quem vai ser contemplado e outras informações:
O Novo Projeto de Lei n.º 620/22, solicita que os salários dos brasileiros, passem por uma correção automática. Ou seja, quando o substituto ou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), atingir 5% seja feito o reajuste. Essa proposta, tem o intuito de repor o poder de compra da população do País. Com isso, aposentados e pensionistas do INSS também são afetados.
Atualmente, o PL está em análise na Câmara dos Deputados. Em seu texto, a regra deve valer para aposentados e pensionistas do INSS, bem como, para trabalhadores do setor privado e servidores públicos em geral. Além disso, a correção salarial, deve recair sobre o BPC/LOAS e no auxílio-doença pago pelo INSS.
A proposta, é de iniciativa do Deputado Federal Alexandre Frota do PSDB-SP. O qual proferiu as seguintes palavras sobre o PL:
“Essa proposta legislativa nada mais é do que fazer justiça aos trabalhadores brasileiros, para que não sofram perdas inflacionárias em seus salários”.
Inflação brasileira e o salário dos aposentados e pensionistas:
Desde já, o IPCA, é de competência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calcular. Assim, o Governo Federal utiliza como inflação para o País. Nesse sentido, os últimos 12 meses finalizados em fevereiro desse ano, apontam que a inflação está acumulada em 10,54%.
O IBGE explica que: “Se a variação do salário, de um ano para o outro, for menor do que a do IPCA, a pessoa perde o poder de compra, pois os preços subiram mais do que a renda”. Além disso, “Se a inflação e salário têm a mesma variação, o poder de compra se mantém; se houve reajuste acima do IPCA, o poder de compra aumenta”.
Tramitação do PL favorável aos aposentados e pensionistas:
No momento, o projeto está em caráter conclusivo. Então, precisa ser analisado ainda pelas seguintes comissões: de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Proposta essa, muito aguardada pelos aposentados e pensionistas.
Portanto, visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas notícia do INSS: