INSS paga 3 benefícios extras que muitas pessoas não conhecem- Confira
Os segurados INSS possuem alguns benefícios e direitos. Mas, alguns deles não são conhecidos pelas pessoas. Nessa matéria, você fica sabendo de 3 benefícios extras que, provavelmente, não conhecia.
Leia mais: Governo liberou as datas de um saque extra de R$1000
Alguns benefícios do INSS não possuem tanta divulgação. Portanto, os segurados não possuem conhecimento acerca deles. Hoje, falaremos de 3 desses benefícios que podem ser comuns, mas muitas pessoas não solicitam por não saberem que têm direito. Veja:
1- Adicional de 25% na aposentadoria por invalidez
A aposentadoria por invalidez permite um aumento de 25%. Também chamado de “Grande Invalidez”, o valor extra é uma ajuda aos segurados por invalidez do INSS que precisam de cuidados de terceiros.
O direito está disposto no art. 45 da Lei 8.213/91 da Constituição e é pago para as pessoas que não tem condições de seguir suas atividades laborais. As doenças que dão direito ao aumento são:
- Cegueira total;
- Perda de nove dedos das mãos ou superior a esta;
- Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
- Perda dos membros: inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível; de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível e perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
- Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
- Doença que exija permanência contínua no leito;
- Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
Além disso, a Justiça já determinou o pagamento do acréscimo para quem ficou inválido após começar a receber o benefício. Sendo assim, cada caso passa por uma análise. Portanto, busque um advogado especializado, pois precisará comprovar a situação.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
2- Auxílio por cirurgia plástica
Quem fez cirurgia plástica pode ter acesso a um benefício do INSS caso fiquem incapacitadas de trabalhar. Mas, existem algumas condições para receber:
- Apresentar incapacidade temporária para o trabalho e comprovar a condição de saúde através de laudos, consultas, receitas e outros;
- Demonstrar carência de 12 meses, ou seja, ter contribuído 12 vezes, no mínimo, ao INSS antes da cirurgia;
- Estar na qualidade de segurado.
3- Salário-maternidade por aborto ou adoção
Em casos de aborto, o INSS garante o salário-maternidade em casos espontâneos ou em casos de estupro, conforme a Lei.
Assim também, as mães que adotam têm direito a receber o benefício. Para ganhar, precisa apresentar os documentos da adoção.
Se você gostou das informações sobre benefícios do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!