Confira como sacar as cotas do PIS e cotas do PASEP em 2022
Herdeiros e trabalhadores, prestem atenção! É necessário entender como sacar o PIS para ter acesso às cotas do fundo. Confira mais informações.
Portanto, além do abono salarial do PIS/PASEP que a Caixa e o Banco do Brasil estão liberando para os trabalhadores, outros valores estão esperando no fundo. As cotas do PIS estão disponíveis para saque, mas muitos estão perdendo o saque por causa de uma mudança na administração dos valores. Mesmo assim, quem trabalhou entre 1971 e 1988 pode sacar.
Leia mais: Pagamento do 13° Salário não vai cair na conta em abril Entenda o motivo
A partir da aprovação da Medida Provisória nº 946 no dia 31 de maio de 2020, todas as cotas do Programa de Integração Social (PIS) passaram para a administração da Caixa Econômica. Isso aconteceu porque os valores passaram a integrar o Fundo de Garantia sobre o Tempo de Serviço (FGTS). Sendo assim, os beneficiários precisam saber de alguns detalhes para sacar.
Entenda como sacar o PIS ainda esse mês!
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Como sacar o PIS esse ano?
Todos os valores que as empresas depositaram no Programa de Integração Social (PIS) em favor dos funcionários formais entre 1971 e 1988 estão disponíveis. Vale lembrar que esses não são pagamentos do abono salarial, mas sim das cotas PIS. Portanto, segundo a Caixa, os pagamentos estão disponíveis a partir do início do calendário dos abonos, independente do mês de nascimento.
Um grande problema que está acontecendo é que muitas pessoas estão indo até às agências da Caixa, atual administradora das cotas, e pedindo as cotas. No entanto, essas cotas não existem mais nessa instituição financeira desde a aprovação da MP 946, que alterou os valores da Caixa para as contas do FGTS.
Além disso, por se tratar de um benefício dado para quem trabalhou há mais de 50 anos, muitos já faleceram. Sendo assim, apenas seus herdeiros têm direito de sacar as cotas do PIS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Sendo assim, quem tem interesse em sacar precisa realizar um novo procedimento. Você pode receber os valores das seguintes formas:
- Através do crédito automático em conta, quando o herdeiro possui conta individual na Caixa, com saldo positivo e movimentação nos últimos meses.
- Nos caixas eletrônicos das agências Caixa, Correspondente Caixa Aqui e Loterias, utilizando o Cartão do Cidadão.
- Indo até uma agência da Caixa
Saque do benefício do falecido
Para os casos que exigem identificação, será necessário a apresentar um dos documentos abaixo:
- Certidão ou declaração de dependentes habilitados à pensão por morte expedida pelo INSS;
- Atestado fornecido pela entidade empregadora (no caso de servidor público);
- Alvará judicial designando o sucessor/representante legal e Carteira de Identidade do sucessor/representante legal (na falta da certidão de dependentes habilitados);
- Formal de Partilha/Escritura Pública de Inventário e partilha;
Um deles é necessário apresentar para que haja a comprovação de que o interessado no saque realmente é herdeiro do beneficiário falecido.
Dica bônus:
Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias:
Clique aqui, se inscreva e assista os melhores vídeos de como conseguir ganhar mais dinheiro
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Leia mais: 14° Salário dos aposentados tem novidades boas
Gostou das informações? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: