Revisão de aposentadoria: como pedir e não se prejudicar
Estamos sempre de olho nos benefícios do INSS! Entenda como solicitar a revisão de aposentadoria sem preocupação. Confira mais informações.
Uma das grandes dúvidas do público que está envolvido com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é sobre a revisão da aposentadoria. Muitas vezes o instituto pode errar nos valores ou até não conceder o melhor benefício a alguém que claramente tem direito, você já passou por isso? Realmente é frustrante, mas ainda há solução, basta pedir a revisão da aposentadoria.
Leia mais: Saque extra de R$1000 já tem data para Caixa libera
A revisão da aposentadoria é um processo que na maioria das vezes se dá quando o beneficiário deseja aumento do seu salário. No entanto, o grande problema é que a revisão pode tanto aumentar quanto reduzir os valores que o segurado recebe. Dessa forma, isso causa uma grande preocupação a todos que solicitam a revisão do benefício.
Entenda como pedir a revisão de aposentadoria sem se prejudicar!
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Revisão de aposentadoria sem preocupação
Como citado anteriormente, a revisão de aposentadoria equivale a uma nova análise do benefício por parte do instituto previdenciário. O segurado que se sentir lesado precisa pedir a revisão pelo Meu INSS. Nesse contexto, o instituto tem a obrigação de avaliar novamente o pagamento desse caso em especial, além de verificar se existe um benefício melhor disponível para essa pessoa.
O problema é que você precisa estar ciente das razões pelas quais está pedindo a revisão, se o problema é o valor, cálculo utilizado ou qualquer outra coisa. Tudo isso precisa ser critério de análise antes de entrar com o pedido de revisão, pois o mesmo pode resultar tanto num aumento do salário quanto na redução.
Sendo assim, mesmo sabendo o real causador da revisão, a indicação é que você contrate um especialista na área para realizar alguns cálculos antecipados. Essas operações devem levar em conta o período de contribuição, remunerações, tempo de insalubridade e a forma que o INSS calculou tudo previamente.
Com toda essa preparação antecipada, será possível entrar no processo de revisão sem esperar surpresas como a redução de 10% ou 20% do seu salário atual.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
É importante lembrar que todo esse processo de revisão não está liberado para sempre, ou seja, existe um prazo específico para que você peça sua revisão de aposentadoria. Salvo algumas exceções, o prazo máximo para pedir a revisão é de 10 anos para praticamente todas as modalidades de aposentadoria.
Quem pode solicitar a revisão de aposentadoria?
A revisão é um direito de todo e qualquer beneficiário do INSS que não esteja de acordo com algum indicador que o instituto usou na concessão do benefício. Sendo assim, se você provar que o INSS errou, pode solicitar a revisão de aposentadoria.
Um segundo caso em que se encaixa a revisão de aposentadoria para é para os beneficiários que estão dentro de situações específicas de novas regras jurídicas que dão acesso a algum tipo de aumento do benefício.
Dica bônus:
Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias:
Clique aqui, se inscreva e assista os melhores vídeos de como conseguir ganhar mais dinheiro
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Leia mais: Como os aposentados podem declarar o imposto de renda; Confira
Gostou das informações? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: