Greves do INSS preocupam aposentados – saiba mais aqui
Jã são mais de 40 dias desde o início da greve do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. Os servidores públicos estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 23 de março. Além disso, houve também adesão dos médicos peritos, que realizam as perícias no INSS, na greve. Assim, aposentados e pensionistas se preocupam sobre pagamento do 13° salário: como ficara essa pauta com a greve?
14° salário do INSS ganha força após antecipação do 13° salário, Confira:
Assim, é uma situação complicada para todos os lados, visto que é um direito do trabalhador ter a greve mas também existem vários serviços interrompidos por conta dessa greve, como a fila de perícias que já está em mais de 1 milhão. Então saiba mais a seguir.
PROVA DE VIDA MUDOU DESDE FEVEREIRO! CONFIRA!
Qual o motivo da greve do INSS?
A Federação Nacional dos Servidores (Fenaps) que mobilizou a categoria a iniciar a greve. Assim, as reinvidicações principais das duas classes seguem as mesmas: melhores condições de trabalho, concurso público para repor quadro de funcionários e recomposição salarial referente à inflação! Além disso, há outras pautas de reinvidicações por parte dos servidores, como:
Saque em maio de valores esquecidos é adiado; Entenda aqui
- Recomposição salarial data-base;
- Reajuste dos auxílios alimentação, creche e saúde;
- Reestruturação da carreira típica de estado para o seguro social;
- Nível superior para ingresso ao cargo de técnico do Seguro Social;
- Rediscussão dos processos de trabalho;
- Fim dos adicionais de meta para o teletrabalho;
- Auxílio teletrabalho para o uso de internet, energia, mobiliário e equipamentos;
- Jornada de 30 horas semanais para o atendimento de qualidade para a população;
- Fim da terceirização do INSS;
- Concurso público;
- Derrubada do veto de R$ 1 bilhão do orçamento do INSS;
- Não ao fechamento das Agências do INSS
- Defesa do direito ao atendimento presencial ao cidadão nas unidades do órgão
Então a greve segue firme por tempo indeterminado pois não houve sucesso nas negociações das reinvidicações. Assim, algumas agências continuam sem funcionários o suficiente para atender e de médicos para realizar as perícias.
Além disso, o Ministério do Trabalho e Previdência informou que os segurados que não foram atendidos por conta de paralisações dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem reagendar os serviços. Assim, os canais online são a primeira e mais sugerida opção para realizar o reagendamento. Podem realizar o reagendamento também pelo telefone, Central de Atendimento 135.
PROVA DE VIDA AUTOMÁTICA EM TODO O PAÍS! CONFIRA!
O 13° sofrerá atraso?
O Decreto 10.999 foi oficializado, no dia 17 de março de 2022 oficializando a antecipação. Assim, dia 22 de março, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria Dirben/INSS N°1002. Assim, esta portaria instrui, regulamenta, o Decreto 10.999. Então com essas duas publicações o órgão público que realiza os pagamentos teve autorização para liberar o pagamento. Neste caso, quem realiza os pagamentos é o DATAPREV. Então, seguirá o calendário normal de pagamento, que inclusive já está sendo pago a varios segurados.
Então, se você gostou das informações sobre a greve do INSS, compartilhe! Assim, você ajuda mais pessoas a ficarem bem informadas e não perderem seus benefícios.
INSS: Aposentados tem vitória! 14° salário dos aposentados; Confira que maravilha
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Fique por dentro:
Assim, tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva e assista os melhores vídeos! Como conseguir ganhar mais dinheiro e receber benefícios exclusivos.
Primeiramente, ative agora as notificações do Blog da João Financeira! Assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS.
Então, garanta ficar por dentro de todos os seus direitos! Portanto, Forte Abraço!
SOU APOSENTADO, POSSO SER MEI?
Por fim, visite nossas páginas do blog nas redes sociais! Então, nos siga para não perder as últimas informações da greve do INSS.