Mesmo com atraso, INSS pretende pagar salário mínimo extra para segurados- VEJA AGORA !!!
Como o aumento da inflação impacta no custo de vida e reflete na correção monetária dos benefícios com atraso; economista prevê que a espera para receber possa chegar a dois anos.
Leia mais: LIBERAÇÃO de abono EXTRA de 2 MIL, VEJA como será em 2021 e quem TERÁ O DIREITO!
O atraso na concessão de benefícios por parte do Instituto Nacional do Seguro Social INSS, pode fazer com que as pessoas, que esperam aprovação dos pedidos, recebam mais de um salário mínimo com objetivo de ser um pagamento extra devido à demora. Isso acontece porque, desde 1991, o órgão é obrigado a fazer a correção monetária dos valores caso o período entre a solicitação e a concessão ultrapasse 45 dias, compensando, assim, os beneficiários. Para o cálculo do reajuste é usado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor INPC, divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE. Considerada a taxa que mede o aumento do custo de vida no Brasil, o índice acumula alta de 9,85% nos últimos 12 meses ou seja em torno de um ano, puxada pelo avanço da inflação. O advogado Yoshiaki Yamamoto Kiyama, que integra o time da plataforma Presidencialista, voltada para cálculos previdenciários, explica que esse aumento do INPC ao longo dos meses vai refletir significativamente na correção dos segurados, que vão receber um pagamento acima do inicialmente esperado.
Por exemplo desse cenário, Kiyama cita o caso de um cidadão que tenha entrado com pedido de aposentadoria por idade em março do ano passado (2020), quando iniciou a pandemia no Brasil. Caso esse benefício só venha a ter a aprovação do INSS no mês de agosto deste ano, 17 meses após a solicitação, o pagamento extra pode chegar a R$ 1.298,53, considerando a correção das parcelas da aposentadoria e do 13º. Já o total retroativo atualizado fica em torno de R$20.961,04.
Leia mais: PAGAMENTO LIBERADO! GRUPO do AUXÍLIO EMERGENCIAL RECEBE os valores da 5ª PARCELA!
Em junho deste ano, foram estendidos os prazos para análise dos benefícios solicitados. No entanto, a mudança não impacta na correção monetária, que segue aplicada após 45 dias da formalização do pedido. Veja abaixo os prazos atualizados para cada solicitação:
- Aposentadorias (exceto por invalidez) – 90 dias
- Benefício assistencial (BPC/LOAS) – 90 dias
- Auxílio acidente – 60 dias
- Pensão por morte – 60 dias
- Auxílio reclusão – 60 dias
- Auxílio doença – 45 dias
- Aposentadoria por invalidez – 45 dias
- Salário maternidade – 30 dias
Já conhece nosso canal? Temos um vídeo feito especialmente para você, olhe o vídeo abaixo do nosso canal João Financeira:
Se você gostou das informações sobre os atrasos do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS:
CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!
CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Não esqueça de visitar nosso canal no YouTube João Financeira e se inscrever para não perder nenhuma novidade sobre o mundo do INSS e ficar sempre bem atualizado com as melhores informações do momento: