Tem duvidas do quanto você deve no FGTS para que possa sacar seu dinheiro ? Veja aqui passo a passo para ter acesso a este beneficio.
Os trabalhadores com carteira assinada que tenham contas ativas e inativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) vão poder consultar na sexta-feira (dia 8) quanto vão retirar do fundo no próximo dia 20, quando estarão liberados os saques emergenciais de até R$ 1 mil do FGTS.
É importante destacar que o valor a ser liberado vai depender do saldo que cada pessoa possui no fundo, considerando a soma dos valores disponíveis de todas as suas contas do FGTS.
E quem tem direito ao saque? Todos os trabalhadores que tenham pelo menos R$ 1 mil no FGTS.
Segundo a Caixa Econômica Federal, o dinheiro será disponibilizado na conta do trabalhador no Caixa Tem. Criado em 2020 para facilitar o pagamento do Auxílio Emergencial, o aplicativo vem sendo usado pelo governo para pagar diversos benefícios aos cidadãos. Além disso, ele conta com uma Poupança Social Digital.
Os trabalhadores que não tiverem uma conta por lá, não precisam se preocupar, pois a Caixa vai abrir uma nova automaticamente e sem nenhum custo. Depois disso, para fazer o saque será bastante simples, veja abaixo o passo a passo.
- Leia em seguida: Principais noticias do blog João Financeira pelo WhatsApp
Como posso conferir o saldo do meu FGTS ?
A consulta ao saldo pode ser feita ainda pessoalmente, no balcão de atendimento de agências da Caixa, no site da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS, que pode ser baixado gratuitamente no celular pela Apple Store ou Play Store.
Na página da Caixa Econômica na internet é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho ou em algum extrato antigo que o trabalhador tenha, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a Senha Cidadão. A página oferece a opção de recuperar a senha, mas é preciso informar o NIS.
Quem tem o SMS cadastrado vai receber o valor do saque por mensagem no celular. A adesão é simples: basta acessar a página da Caixa na internet (https://www.caixa.gov.br/), selecionar a opção FGTS, Entrar, “Mensagem via Celular”, informar o número do NIS ou PIS/Pasep e clicar no botão Cadastrar Senha. Pronto! Seu acesso já está liberado. Basta agora selecionar Serviços no Celular.
Cabe destacar que o acompanhamento on-line das informações do FGTS permite ao trabalhador a gestão da regularidade dos depósitos em sua conta vinculada.
Outra forma de receber o extrato do FGTS é em casa a cada dois meses. O trabalhador deverá informar seu endereço completo na página da Caixa, em uma agência bancária ou pelo telefone 0800 726 01 01.
- Leia em seguida: Dinheiro extra: 13° salário do INSS e o Saque do FGTS
Quais as datas para o saque ?
O normal é que todo trabalhador tenha contribuído com cerca de 8% do salário todo mês. Para realizar o saque, você precisa ter contribuído com o FGTS e ter valor disponível na conta. Assim, se você tiver mais de mil no FGTS poderá sacar 1000 reais, caso tenha somente 500 reais só poderá sacar 500 reais.
Os saques disponibilizados de acordo com a data de nascimento dos beneficiários. Assim, consulte a tabela abaixo para as datas exatas.

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais: