Banco Central disponibiliza sistema para consulta dos valores a receber?
No dia 02 de maio estava previsto a liberação da segunda fase de consulta de valores esquecidos nos bancos com o objetivo de auxiliar no giro da economia e diminuir o aperto financeiro de vários brasileiros. Mas por conta da greve dos servidores do Banco Central a fase de consulta foi adiada. Então vários brasileiros, aposentados e pensionistas do INSS estavam ansiosos com nova fase terão de esperar mais um pouco.
O sistema de consulta teve a primeira fase encerrada no dia 16 de abril e foram mais de 2,85 milhões de pessoas físicas e jurídicas que pediram resgate de seus valores a receber. Assim, o Banco Central estima que foram disponibilizados R$ 4 bilhões para devolução da primeira fase.
INSS vai liberar pagamento extra agora em maio
Como funciona a consulta de valores esquecidos?
Para consultar, entre no site do Sistema Valores a Receber, informe seu CPF no caso de pessoa física ou CNPJ se for pessoa jurídica. Fique atento a golpes, e utilize somente o canal oficial de consulta!
INSS: 13° Salário antecipado não vai ser pago em maio para todos; confira a lista
Tem direito a receber os valores a receber por conta das seguintes situações:
- Recursos não recolhidos do FGC (Fundo Garantidor de Crédito)
- Recursos não recolhidos do FGCoop
- Tarifas cobradas de forma indevida, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível
- Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível
- Entidades em liquidação extrajudicial
Qual a nova data de liberação dos valores perdidos pelo Banco Central?
O retorno do Sistema de Valores a Receber – SVR estava previsto para o dia 02 de maio. Assim, por conta da greve dos servidores adiaram a data, mas sem definição exata até o momento. A declaração dada pelo Banco Central é que “a nova data será comunicada com devida antecedência”.
SOU IDOSO, PRECISO DECLARAR IMPOSTO DE RENDA?
Isso porque, com a greve dos servidores houve um problema no cronograma de desenvolvimentos das ferramentas do site que estavam previstas após a primeira consulta. Esta greve durou 18 dias e haviam reinvidicações salariais e reestruturação de carreiras. Então caso não consigam negociações, podem voltar a fazer greve novamente.
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
LIBERADO Saque duplo do PIS/PASEP para novos GRUPOS – CONFIRA AGORA