Surpresa para o bolso dos aposentados: Saque de valores perdidos
Aposentados podem recuperar valores perdidos dos bancos. O Banco Central liberou a consulta e saque. Mas, muitas pessoas tem dúvidas de como acessar o sistema disponibilizado. Aprenda agora como consultar para não perder dinheiro
Leia em seguida: Cartão de crédito do INSS tem novos valores
O Banco Central liberou aos cidadãos brasileiros a consulta de valores perdidos. Agora, as pessoas tem a possibilidade de resgatar esse dinheiro. Os valores são referentes a saldo de contas encerradas, consórcios não resgatados, etc. Uma ótima oportunidade também aos aposentados e pensionistas do INSS que retiraram consignados ao decorrer da vida, pois poderão consultar se existe algum valor de taxa cobrada de forma indevida.
A consulta foi dividida em duas fases. A primeira fase já se encerrou e a segunda fase deveria iniciar no dia 02 de maio. Mas, por conta da greve dos servidores do Banco Central, acabou sendo adiado. Dessa forma, ainda não há uma nova data prevista para que as pessoas possam realizar as consultas.
Então, os aposentados que querem consultar se possuem algum valor de empréstimo ou qualquer outro, devem ficar atentos. Qualquer novidade em relação a uma nova data, será divulgada em nossos canais.
Outra novidade desse ano, é que a consulta e resgate dos valores poderá ser feita no mesmo dia. Na primeira fase, o sistema anunciava uma outra data para que os aposentados e demais cidadãos pudessem resgatar.
Como os aposentados e demais cidadãos podem consultar os valores perdidos?
O Banco Central criou o Sistema Valores a Receber para realizar a consulta se há algum valor disponível para os aposentados e demais cidadãos poderem realizar o saque. Para acessar esse sistema, você pode clicar no link a seguir: CLIQUE AQUI.
Em seguida, devem informar os dados da conta para realizar o saque. Mas, as pessoas só conseguirão solicitar o saque, se tiverem selo prata ou ouro na plataforma do Governo Federal (Gov.br). Se o cidadão não possuir esses selos, pode fazer a mudança pela própria plataforma.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como conseguir selo prata ou ouro
Nível prata
- Pela validação facial feita através do aplicativo gov.br, para que seja possível a análise da foto nas bases da CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- Por meio da validação dos dados pessoais do beneficiário através do internet banking dos bancos que sejam credenciados (Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica federal, Santander, Sicoob, Banestes).
- Através da validação dos dados de usuário e senha do SIGEPE, para os servidores públicos federais.
Nível ouro
- Por meio da validação facial através aplicativo gov.br, para que haja a análise da foto do contemplado junto as bases da Justiça Eleitoral;
- Pela validação dos dados com Certificado Digital (compatível com ICP-Brasil).
Em quanto tempo o valor devolvido entra na conta dos aposentados?
O Sistema Valores a Receber oferece duas maneiras de os aposentados e demais cidadãos receberem o dinheiro. Então é só escolher a mais prática, clicando nas opções:
A primeira é “Solicitar por aqui”: Devolução por PIX. O valor entra em 12 dias úteis, no máximo. Basta escolher e informar a chave e anotar o número do protocolo.
A segunda opção é “Solicitar via instituição”: O sistema informa um contato telefônico ou e-mail da instituição bancária. Dessa forma, o cidadão combina com o banco como o valor será devolvido.
Leia em seguida: INSS: GREVE FINALMENTE ACABOU!
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!