Empréstimo consignado para BPC/Loas. Como funciona
Quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) pode retirar empréstimo consignado. Em 2022, uma Medida Provisória incluiu esses segurados na modalidade de crédito.
A Medida Provisória 1.106/2022 do Governo Federal foi responsável por algumas mudanças em relação ao empréstimo consignado, bem como o aumento de margem e a possibilidade de quem recebe BPC/Loas retirar. Entenda melhor como funciona:
O que é empréstimo consignado e quem pode retirar?
O empréstimo consignado é uma linha que tem mais vantagens que as outras, bem como a taxa de juros melhores, comodidade para pagamento, dentre outras. Ela é destinada para os segurados do INSS, militares e servidores públicos.
No ano de 2022, o Governo Federal, através da Medida Provisória 1.106, aumentou em 5% a margem para retirar empréstimo consignado. Além disso, quem é Beneficiário de Prestação Continuada (BPC/Loas) também pode retirar essa linha de crédito. Mas, essa MP deixou de fora os militares e servidores públicos.
De acordo com a MP, os segurados possuem 35% de margem para retirar empréstimo consignado. Ou seja, essa é a porcentagem que podem usar de seu benefício para pagamento de parcelas. Antes da MP, era 30%. Lembrando que ainda há mais 5% que são para retirar cartão de crédito.
Quais as regras do empréstimo consignado?
O pagamento das parcelas do empréstimo consignado acontece diretamente da folha de pagamento dos segurados. Dessa forma, os bancos conseguem oferecer mais vantagens, pois tem a garantia de que irão receber o valor no dia certo.
Uma dessas vantagens é a taxa de juros baixa. O valor máximo cobrado nessa modalidade de crédito é 2,14% ao mês. O número máximo de parcelas é 84 e existe uma faixa etária em que o empréstimo pode ser retirado. A idade varia de banco para banco, mas a média é dos 21 a 73, pois após isso, é considerado de alto risco emprestar.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem é novo beneficiário, precisa aguardar 90 dias para desbloquear o benefício e, assim, poder retirar empréstimo consignado. Além disso, no caso de quem recebe BPC/Loas, não é possível emprestar em caso de representante legal, apenas para a própria pessoa.
Atenção: A margem extra para empréstimo consignado aos segurados INSS e BPC/Loas tem uma data de validade. Entenda melhor:
Até quando a margem extra vale?
Como a margem de 5% a mais foi devido a uma Medida Provisória, há um prazo de validade, pois uma MP não tem força de lei. Sua validade é 60 dias, podendo ser prorrogada por mais 60 dias. No caso dessa MP de aumento de margem, o prazo se encerrou no dia 13 de maio.
Dessa forma, houve prorrogação por mais 60 dias. Então, precisa passar por votação até o dia 15 de julho no Congresso Nacional. Assim, valerá para sempre a margem extra.
Entre em contato com a João Financeira, uma financeira com mais de 18 anos no ramo de empréstimo consignado pronta para atender você e garantir a melhor negociação. Valores liberados em até 24 horas de forma rápida e segura com nossos especialistas! Fale conosco e garanta uma simulação agora mesmo, entre em contato clicando no link abaixo:
FALE CONOSCO
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!