Cuidado! Com a greve recente do INSS muitos aposentados, pensionistas e outros beneficiários acabaram tendo os pagamentos CANCELADOS! Veja então como evitar!
Isso se deve porque com o fechamento temporário das agências muitos serviços obrigatórios para a manutenção do benefício não puderam ser realizados!
Veja no vídeo abaixo os outros motivos pelos quais querem ACABAR COM O SEU BENEFÍCIO!
Leia em seguida: Restituição do Imposto de renda nessa terça! Veja quem recebe
Como ocorre a suspensão do INSS?
Em suma, de tempos em tempos os INSS realiza operações para fiscalizar os benefícios que são pagos. Essa operações são conhecidas como “pente fino”.
Dessa forma o objetivo dessas operações é buscar fraudes e irregularidades no pagamento do INSS ao beneficiários. Caso sejam descobertas fraudes ou irregularidades, o benefício do INSS pode ser suspenso.
Além disso, outro fatores podem levar à suspensão do seu INSS, os casos mais comuns são os seguintes:
- Não comparecer ao atendimento médico
Se você for beneficiário por incapacidade de trabalho, ou seja, aposentadoria por invalidez e auxílio doença, você é obrigado a comparecer às convocações de atendimento médico pericial. Caso não compareça o pagamento do seu INSS pode ser suspenso.
- Prova de vida
Do mesmo modo, a prova de vida é obrigatória todos os anos. A prova de vida é o meio que o INSS utiliza para comprar que quem recebe o benefício está vivo. Se a prova de vida não for realizada, o pagamento do seu INSS pode ser suspenso.
Leia em seguida: MARGEM SOCIAL: QUAL O VALOR LIBERADO?
LISTA DE ESPERA DO INSS
Sendo assim todos os segurados do INSS que não conseguiram ser atendidos por conta da greve do INSS devem remarcar as perícias médicas e atendimentos.
Então segundo o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), a lista de espera chegou a 1.094.210 pessoas em todo o Brasil e terão prioridade aqueles segurados que já haviam agendado um atendimento ou perícia. Segundo o INSS, os peritos médicos se dispuseram a mudar seus dias de descanso e trabalhar para repor o período da greve. Nos termos do acordo entre as partes, foi estabelecido que cada perito realizará no máximo 12 consultas por dia.
Além disso ficou acordado o pagamento de R$61,72 por perícia exclusiva de acordo com a Norma 13.846/2019, caso ultrapasse esse número máximo de atendimentos diários.
Leia também: Saiba em quais casos o FGTS não cai na conta!
Como reagendar perícias médicas INSS
Assim, se você tem alguma dúvida sobre como fazer remarcar as perícias continue lendo! Então pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo ‘Meu INSS’, disponível para Android e iOS. Assim, veja passo a passo.
Quais documentos devo levar para a perícia médica do INSS
Ao comparecer presencialmente para a perícia médica, o segurado deve então estar portando:
Como reverter a suspensão do INSS
No entanto, caso seu INSS já tenha sido suspenso, você deverá solicitar a reativação do seu benefício. Para isso, você pode usar os seguintes canais:
- Site da Caixa
- Aplicativo do FGTS
- Agência física da Caixa
- TELEFONE 135
Dessa forma para casos mais complexos, é indicado utilizar a Central de atendimento 135, e também ter os documentos que comprovam o erro que causou a suspensão.
Leia em seguida: Aposentados e pensionistas do INSS veja os benefícios disponíveis aqui
Por fim, visite nossas páginas do blog nas redes sociais! Então, nos siga para não perder as últimas informações sobre Teve seu INSS suspenso? Saiba o que fazer.