Devido as mudanças ocorridas em 2022, muitos segurados INSS têm dúvidas se precisam fazer a prova de vida e como ela vai funcionar. As regras mudaram a fim de ajudar aqueles que tinham alguma dificuldade de se deslocar até a agência. Confira
A prova de vida é um procedimento muito importante para os segurados do INSS, pois permite que os beneficiários comprovem que estão vivos e aptos a continuar recebendo. Antes das mudanças, os segurados precisavam ir até o banco realizar o procedimento.
Mas, isso acabava gerando um desconforto a essas pessoas, pois muitos segurados tinham dificuldade de deslocamento e precisavam de ajuda de terceiros. Veja como será agora:
Como funciona a prova de vida INSS em 2022?
Em 2022, a prova de vida será por meio do cruzamento de dados dos segurados do INSS nas plataformas de governos, seja governo municipal, estadual ou federal.
Então, caso o segurado utilize algum serviço público ou atualize seus dados em alguma plataforma, valerá como comprovação de que o mesmo está vivo.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que vale para a prova de vida em 2022 são procedimentos, como, por exemplo:
- Registros de vacina;
- Consultas pelo SUS;
- Emissão de documentos;
- Perícia Médica na Previdência;
- Votação nas eleições;
- Qualquer outro serviço que atualize as informações dos segurados do INSS.
O que acontece se não for possível fazer a prova de vida?
Caso não for possível realizar a prova de vida dessa forma, o segurado do INSS recebe uma notificação para realizar por conta própria. A Previdência Social orienta que os segurados realizem a prova de vida digital.
Passo a passo prova de vida digital
Em primeiro lugar, é preciso ter biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral ou na Secretaria Nacional de Trânsito. Além disso, precisa da validação facial no app gov.br e acesso ao comprovante pelo site sougov.br
- Acesse o aplicativo gov.br. Se ainda não tiver conta, crie uma;
- Em seguida, na tela inicial do aplicativo, clique em “Serviços” e após em “Prova de vida”;
- Na tela “Histórico de Prova de Vida”, clique em “Prova de Vida Pendente”;
- Para autorizar, clique na tela “Autorização”;
- Faça o reconhecimento facial, seguindo as instruções. Quando terminar, clique em “OK”;
- Logo depois, na tela “Autorização”, o status vai mudar para “Autorizado”;
- Por fim, é só acompanhar a Prova de Vida pelo site do órgão pagador.
A falta de prova de vida do INSS em 2022 não deve bloquear o benefício dos segurados. Isso porque a Previdência Social está em processo de adaptação até o último dia do ano, então até esse prazo, o bloqueio não deve ocorrer.
Mas, terminado o ano, os bloqueios voltam a ocorrer. Da mesma forma, se constatado que ocorreu alguma irregularidade no período que os bloqueios estavam suspensos, os segurados serão responsabilizados com a devolução dos valores recebidos.
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!